Você já ouviu falar do bolinho caipira? Esse é um salgado frito e recheado que faz parte da culinária caipira, originário do Vale do Paraíba, em São Paulo. Ele é feito com uma massa de farinha de milho e recheado com carne, linguiça, frango ou peixe. Ele é muito consumido nas festas juninas e nas quermesses da região, mas também pode ser saboreado em qualquer época do ano. Quer saber mais sobre essa receita deliciosa e fácil de fazer? Então continue lendo este artigo e aprenda como fazer bolinho caipira!
O que é bolinho caipira?
O bolinho caipira é um salgado frito e recheado que tem origem indígena. Os índios puris já preparavam uma massa de farinha de mandioca ou de milho, que enrolavam em um peixe chamado piquira e fritavam em gordura animal. Com a chegada dos portugueses, a receita foi adaptada e ganhou novos ingredientes, como a carne de porco e o sal. A receita se espalhou pelo Vale do Paraíba, onde cada cidade desenvolveu sua própria versão do bolinho, com diferentes tipos de massa, recheio e tempero. O bolinho caipira se tornou um símbolo da cultura e da gastronomia regional, sendo reconhecido como patrimônio histórico e cultural em algumas cidades, como Jacareí.
Como fazer bolinho caipira?
Para fazer bolinho caipira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de farinha de milho amarela
- 2 litros de água
- 2 cubos de caldo de carne
- 500 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- Óleo para fritar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela grande, coloque a água e os cubos de caldo de carne e leve ao fogo até ferver.
- Em uma tigela, coloque a farinha de milho e despeje a água fervente aos poucos, mexendo bem com uma colher de pau até formar uma massa homogênea e macia. Deixe esfriar um pouco e sove a massa com as mãos até ficar lisa.
- Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte a carne moída e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Cozinhe até que a carne esteja bem soltinha e sequinha. Reserve.
- Pegue uma porção da massa e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher do recheio no centro e feche a massa, modelando um bolinho alongado. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Aqueça bastante óleo em uma panela funda e frite os bolinhos aos poucos, até que estejam dourados e crocantes. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.
A origem do bolinho caipira
Não há documentos que comprovem ao certo onde e quando nasceu o bolinho caipira, mas há várias teorias sobre sua origem. Uma delas diz que o bolinho foi criado pelos índios puris antes da colonização portuguesa, usando peixe como recheio. Outra diz que o bolinho foi criado pelos tropeiros no século XVII, usando carne seca como recheio. Outra ainda diz que o bolinho foi criado pelos escravos no período colonial, usando carne de porco como recheio. O que se sabe é que o bolinho caipira se popularizou no Vale do Paraíba no século XX, sendo vendido nas feiras, nos mercados e nas festas religiosas. Hoje em dia, o bolinho caipira é apreciado por pessoas de todas as idades e regiões, que criam diversas formas de recheá-lo e saboreá-lo.
Veja também: https://milgrauapps.com/tapioca-de-goiabada-com-queijo-coalho/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/salgadao-de-carne/
Acompanhamentos para o bolinho caipira
O bolinho caipira pode ser consumido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Aqui vão algumas sugestões:
- Vinagrete: um molho simples e refrescante de tomate, cebola, vinagre, azeite, sal e salsinha picada. Fica uma delícia para mergulhar os bolinhos.
- Caldo de feijão: um caldo cremoso e saboroso de feijão cozido com bacon, alho, cebola, louro, sal e pimenta. Fica uma ótima opção para servir junto com os bolinhos, especialmente nos dias frios.
- Cerveja: uma bebida gelada e espumante que harmoniza muito bem com os bolinhos caipiras, equilibrando a gordura da fritura com a sua acidez e amargor.
Conclusão
O bolinho caipira é uma receita deliciosa e típica do Vale do Paraíba, que pode ser feita em qualquer ocasião. Ele é feito com uma massa de farinha de milho e recheado com carne, linguiça, frango ou peixe. Ele é muito consumido nas festas juninas e nas quermesses da região, mas também pode ser saboreado em qualquer época do ano. Você pode variar os ingredientes do recheio, de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Experimente essa receita e se surpreenda com o resultado. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!