Você sabia que é possível fazer pão caseiro sem usar fermento industrializado? Basta usar o fermento natural, também chamado de levain, massa madre ou sourdough. Esse é um tipo de fermento que é feito a partir da fermentação natural de farinha e água, e que confere ao pão um sabor, uma textura e uma durabilidade únicos. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer fermento natural em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferir mais três receitas com a palavra-chave do tema. Ficou curioso? Então continue lendo!
Como surgiu a receita de fermento natural?
O fermento natural é uma das formas mais antigas de fazer pão, e remonta aos primórdios da civilização. Acredita-se que ele tenha sido descoberto acidentalmente, quando os antigos padeiros deixavam a massa de farinha e água descansar por muito tempo, e percebiam que ela crescia e adquiria bolhas de ar. Isso acontecia porque a massa era colonizada por micro-organismos presentes no ar, na farinha e na água, que se alimentavam dos açúcares da farinha e produziam gás carbônico e álcool, fazendo a massa fermentar.
O fermento natural era usado pelos egípcios, pelos gregos, pelos romanos e por vários outros povos ao longo da história. Ele era considerado um bem precioso, e era passado de geração em geração, como uma herança familiar. O fermento natural só perdeu espaço com a invenção do fermento biológico, no século XIX, que permitia uma fermentação mais rápida e padronizada. No entanto, o fermento natural nunca deixou de ser usado por alguns padeiros artesanais, que valorizavam a sua qualidade e o seu sabor.
Hoje em dia, o fermento natural voltou a ganhar popularidade, principalmente entre os adeptos da alimentação natural e saudável. Isso porque o fermento natural tem vários benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, aumentar a absorção de nutrientes, reduzir o índice glicêmico e fortalecer o sistema imunológico.
Como fazer fermento natural em casa?
Fazer fermento natural em casa é muito simples, mas requer paciência e dedicação. Você vai precisar de:
- Farinha de trigo integral
- Água filtrada
- Um pote de vidro com tampa
- Uma colher de pau
- Um pano de prato
O modo de preparo é o seguinte:
- No primeiro dia, misture meia xícara de farinha de trigo integral com meia xícara de água filtrada, até formar uma pasta homogênea. Transfira a mistura para o pote de vidro, tampe e deixe em um lugar quente e escuro por 24 horas.
- No segundo dia, abra o pote e veja se há bolhas na superfície da mistura. Se houver, significa que o fermento já começou a se desenvolver. Se não houver, não se preocupe, pode demorar um pouco mais. Adicione mais meia xícara de farinha de trigo integral e meia xícara de água filtrada, e misture bem. Tampe novamente e deixe por mais 24 horas.
- No terceiro dia, repita o mesmo processo do segundo dia, adicionando mais meia xícara de farinha de trigo integral e meia xícara de água filtrada, e misturando bem. Tampe e deixe por mais 24 horas.
- No quarto dia, o seu fermento natural já deve estar pronto para ser usado. Ele deve ter um aspecto cremoso, aerado e elástico, e um cheiro levemente ácido e frutado. Para testar se o seu fermento está ativo, coloque uma colher de chá dele em um copo de água. Se ele boiar, significa que ele está pronto. Se ele afundar, significa que ele precisa de mais tempo de fermentação.
Pronto! Agora você já tem o seu fermento natural, que pode ser usado para fazer pão caseiro ou outras receitas. Você pode guardar o seu fermento na geladeira, em um pote fechado, por até uma semana. Para mantê-lo vivo, você deve alimentá-lo uma vez por semana, adicionando meia xícara de farinha de trigo integral e meia xícara de água filtrada, e misturando bem. Se você quiser usar o seu fermento, retire-o da geladeira algumas horas antes, e deixe-o em temperatura ambiente, até que ele fique ativo novamente.
Dúvidas comuns sobre fermento natural
Você ainda tem alguma dúvida sobre fermento natural? Veja algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto, e as suas respectivas respostas:
- Fermento natural tem glúten?
Sim. O fermento natural é feito com farinha de trigo, que contém glúten, uma proteína que causa reação alérgica em pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Para fazer um fermento sem glúten, é preciso usar outras farinhas sem glúten, como farinha de arroz, farinha de quinoa, farinha de amaranto, etc.
- Fermento natural pode estragar?
Sim. O fermento natural é um ser vivo, e pode sofrer alterações de acordo com as condições ambientais, como temperatura, umidade, luminosidade, etc. Alguns sinais de que o fermento natural pode estar estragado são: cheiro muito forte ou desagradável, presença de mofo ou bolor, mudança de cor ou textura, falta de atividade ou crescimento, etc. Se o seu fermento apresentar algum desses sinais, o melhor é descartá-lo e fazer um novo.
- Fermento natural pode ser congelado?
Sim. O fermento natural pode ser congelado por até seis meses, sem perder a sua qualidade. Para isso, basta colocar o fermento em um saco plástico, retirar o ar, fechar bem e levar ao freezer. Para descongelar, é só retirar do freezer e deixar em temperatura ambiente, até que ele fique ativo novamente.
Mais três receitas com fermento natural
Se você gostou da receita de fermento natural, que tal experimentar outras receitas que usam esse ingrediente? Veja a seguir mais três receitas com fermento natural, que vão deixar o seu café da manhã ou lanche da tarde ainda mais delicioso:
- Pão de fermento natural: essa é a receita clássica que usa o fermento natural, e que resulta em um pão macio, saboroso e durável. Você vai precisar de fermento natural, farinha de trigo, água, sal e açúcar. O modo de preparo é um pouco demorado, mas vale a pena. Veja a receita completa [aqui].
- Pizza de fermento natural: essa é uma receita que usa o fermento natural para fazer a massa da pizza, que fica crocante e leve. Você vai precisar de fermento natural, farinha de trigo, água, sal, azeite e os recheios de sua preferência. O modo de preparo é simples e rápido. Veja a receita completa [aqui].
- Bolo de fermento natural: essa é uma receita que usa o fermento natural para fazer um bolo fofinho e úmido. Você vai precisar de fermento natural, farinha de trigo, açúcar, ovos, manteiga, leite, baunilha e fermento químico. O modo de preparo é fácil e prático. Veja a receita completa [aqui].
Veja também: https://milgrauapps.com/manteiga-caseira/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/biscoitinhos-amanteigados-com-goiabada-uma-delicia-para-o-lanche-da-tarde/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer fermento natural para pão caseiro, uma receita milenar e saudável que é feita a partir da fermentação natural de farinha e água. Você também viu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferiu mais três receitas com fermento natural. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas, e que se inspire a fazer o seu próprio fermento natural em casa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Até a próxima!