Pular para o conteúdo

1 Pão Francês

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30 g de fermento biológico fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 500 ml de água morna

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma tigela grande, misture o fermento e o açúcar até dissolver. Adicione um pouco de farinha e deixe descansar por 15 minutos, ou até formar uma esponja.
  • Acrescente o sal, o óleo e a água, e misture bem. Aos poucos, vá adicionando a farinha, sovando a massa até ficar lisa e homogênea. Se necessário, acrescente mais farinha ou água, mas cuidado para não deixar a massa nem muito seca nem muito mole.
  • Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e divida em 20 porções iguais. Modele cada porção em um cilindro de cerca de 15 cm de comprimento, e faça um corte superficial no meio de cada pão. Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre eles. Cubra com um pano e deixe crescer por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  • Preaqueça o forno a 200°C. Coloque uma assadeira com água na parte de baixo do forno, para criar vapor. Asse os pães por cerca de 25 minutos, ou até ficarem dourados e crocantes. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Dúvidas comuns sobre o pão francês

Algumas dúvidas que podem surgir sobre o pão francês são:

  • Por que o pão francês endurece rápido? O pão francês endurece rápido porque perde umidade para o ambiente, principalmente em dias secos. Para evitar isso, guarde o pão em um saco plástico ou em uma vasilha fechada, ou congele o pão já fatiado e aqueça no forno ou na torradeira antes de consumir.
  • Como deixar o pão francês mais crocante? Para deixar o pão francês mais crocante, você pode borrifar água na superfície dos pães antes de assar, ou colocar uma assadeira com água no forno, como explicado na receita. Outra dica é pincelar os pães com uma mistura de água e amido de milho, que forma uma película que ajuda a manter a crocância.
  • Qual a diferença entre o pão francês e o pão italiano? O pão francês e o pão italiano são parecidos, mas têm algumas diferenças. O pão francês é mais fino e alongado, enquanto o pão italiano é mais redondo e achatado. O pão francês tem uma casca mais fina e um miolo mais macio, enquanto o pão italiano tem uma casca mais grossa e um miolo mais denso. O pão francês é feito com fermento biológico, enquanto o pão italiano é feito com fermento natural, chamado de levain.

Mais 3 receitas com pão francês

Além de comer o pão francês puro ou com manteiga, geleia, queijo ou presunto, você pode aproveitar o pão francês para fazer outras receitas deliciosas, como:

  • Rabanada: corte o pão francês em fatias grossas e mergulhe em uma mistura de leite, ovos, açúcar e canela. Frite em óleo quente e escorra em papel toalha. Polvilhe com açúcar e canela e sirva quente ou fria.
  • Torrada: corte o pão francês em fatias finas e leve ao forno baixo até ficarem secas e crocantes. Você pode temperar as torradas com alho, orégano, queijo ralado ou o que preferir. Sirva com patês, cremes, saladas ou sopas.
  • Pudim de pão: corte o pão francês em pedaços pequenos e coloque em uma forma untada. Bata no liquidificador leite condensado, leite, ovos e baunilha. Despeje sobre o pão e leve ao forno em banho-maria até ficar firme e dourado. Desenforme e sirva gelado.

Veja também: https://milgrauapps.com/flan-parisiense/

Veja também: https://gjsmart2023.fun/?p=833

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu um pouco sobre a história do pão francês, uma das receitas mais tradicionais e queridas do Brasil.

Você também aprendeu como fazer o seu próprio pão francês em casa, de forma simples e prática.

E ainda conferiu algumas dicas e sugestões de como aproveitar o pão francês de diferentes formas. Esperamos que você tenha gostado e se inspirado.

Se você tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão, deixe a sua opinião sincera abaixo. E não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos. Até a próxima!

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *