Você já experimentou patê de queijo? Essa é uma receita simples, mas muito saborosa, que pode ser servida como aperitivo, acompanhamento ou recheio de sanduíches, tortas e salgados. O patê de queijo é uma pasta cremosa feita com queijo, maionese, creme de leite e temperos, que pode variar de acordo com o seu gosto. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer o patê de queijo passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferir mais três receitas com a palavra-chave do tema. Vamos lá?
Como surgiu o patê de queijo?
O patê de queijo é uma receita de origem francesa, que deriva do termo “pâté”, que significa pasta ou patê. O pâté é uma preparação culinária que consiste em uma mistura de carne picada, gordura, ervas, especiarias e outros ingredientes, que é cozida e moldada em uma forma, geralmente de terrina ou de bolo inglês. O pâté pode ser servido frio ou quente, como entrada ou prato principal, e pode ser feito com diversos tipos de carne, como porco, frango, pato, fígado, peixe e até mesmo vegetais.
O patê de queijo é uma variação do pâté, que substitui a carne pelo queijo, e que é mais leve e fácil de fazer. O patê de queijo pode ser feito com diferentes tipos de queijo, como mussarela, cheddar, gorgonzola, parmesão, ricota, cottage, cream cheese e outros. O queijo é misturado com maionese, creme de leite e temperos, como sal, pimenta, alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e outros. O patê de queijo pode ser servido frio ou em temperatura ambiente, e pode ser usado para rechear pães, torradas, biscoitos, bolachas, croissants, folhados e outros.