Pular para o conteúdo

Pãozinho de polvilho

Você já comeu pãozinho de polvilho? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em pequenos pães feitos com polvilho, queijo e ovos, assados no forno. O pãozinho de polvilho é crocante por fora e macio por dentro, e tem um sabor delicioso e marcante.

O pãozinho de polvilho é um alimento muito nutritivo e saudável, pois é rico em carboidratos, proteínas, cálcio e ferro. Além disso, é uma receita sem glúten, o que o torna uma ótima opção para quem tem intolerância ou alergia ao trigo.

Neste artigo, vamos te contar como surgiu essa receita, como fazer esse pãozinho em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda te dar mais três sugestões de receitas com a palavra-chave polvilho. Ficou com vontade de comer um pãozinho de polvilho? Então continue lendo e aprenda tudo sobre essa delícia!

Como surgiu o pãozinho de polvilho?

O pãozinho de polvilho é uma receita que tem origem na cultura indígena, que usava o polvilho como um dos principais ingredientes da sua alimentação. O polvilho é um produto obtido a partir da mandioca, uma raiz nativa da América do Sul, que é ralada, espremida e seca ao sol.

Os índios usavam o polvilho para fazer diversos tipos de alimentos, como beijus, tapiocas, biscoitos e pães. Esses alimentos eram consumidos no dia a dia, ou em ocasiões especiais, como festas e rituais.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, houve uma mistura de culturas e de ingredientes, que resultou em novas receitas. Os portugueses trouxeram o queijo, o leite e os ovos, que foram incorporados ao polvilho, dando origem ao pãozinho de polvilho.

O pãozinho de polvilho se espalhou pelo Brasil, sendo mais popular nas regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, onde recebeu diferentes nomes, como pão de queijo, chipa, cuca e biscoito de vento. O pãozinho de polvilho também ganhou fama internacional, sendo apreciado em vários países, como Argentina, Paraguai, Bolívia e Japão.

Como fazer pãozinho de polvilho?

Fazer pãozinho de polvilho é muito fácil e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de polvilho azedo (ou doce, se preferir)
  • 250 ml de leite
  • 100 ml de óleo
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 ovos
  • 200 g de queijo meia cura (ou outro queijo de sua preferência, como muçarela, parmesão ou minas)
  • Manteiga para untar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela, leve ao fogo o leite, o óleo e o sal, até ferver.
  • Em uma tigela, coloque o polvilho e despeje a mistura fervente, mexendo bem com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea e lisa.
  • Deixe a massa esfriar um pouco e acrescente os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição.
  • Rale o queijo e misture à massa, até ficar bem incorporado.
  • Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com a massa, do tamanho que desejar.
  • Coloque as bolinhas em uma assadeira untada com manteiga, deixando um espaço entre elas.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até os pãezinhos crescerem e dourarem.
  • Retire do forno e sirva em seguida, ainda quentes, ou guarde em um recipiente fechado, para consumir depois.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre pãozinho de polvilho?

O pãozinho de polvilho é um prato simples e delicioso, mas pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema, e as suas respectivas respostas:

  • Qual é a diferença entre polvilho azedo e polvilho doce? O polvilho azedo e o polvilho doce são dois tipos de polvilho, que se diferenciam pelo processo de fabricação. O polvilho azedo passa por um processo de fermentação, que dá um sabor mais ácido e uma textura mais aerada ao produto. O polvilho doce não passa por esse processo, e tem um sabor mais neutro e uma textura mais compacta. Você pode usar qualquer um dos dois para fazer o pãozinho de polvilho, mas o resultado será diferente. O pãozinho de polvilho azedo fica mais crocante e leve, enquanto o pãozinho de polvilho doce fica mais macio e denso.
  • Posso congelar o pãozinho de polvilho? Sim, você pode congelar o pãozinho de polvilho, tanto cru quanto assado. Se você quiser congelar o pãozinho de polvilho cru, faça as bolinhas com a massa e coloque-as em uma assadeira, sem encostar uma na outra. Leve ao freezer até endurecerem, e depois transfira-as para um saco plástico, retirando o ar. Você pode guardar o pãozinho de polvilho cru no freezer por até 3 meses. Na hora de assar, não precisa descongelar, é só colocar direto no forno, aumentando o tempo de cozimento em alguns minutos. Se você quiser congelar o pãozinho de polvilho assado, espere esfriar e coloque-os em um saco plástico, retirando o ar. Você pode guardar o pãozinho de polvilho assado no freezer por até 1 mês. Na hora de consumir, você pode aquecer no forno, no micro-ondas ou na torradeira, até ficarem quentes e crocantes.
  • Posso fazer o pãozinho de polvilho sem queijo? Sim, você pode fazer o pãozinho de polvilho sem queijo, se preferir. Nesse caso, você pode usar apenas o polvilho, o leite, o óleo, o sal e os ovos, seguindo o mesmo modo de preparo. O pãozinho de polvilho sem queijo fica mais neutro e seco, mas também é gostoso. Você pode incrementar o sabor, adicionando outros ingredientes à massa, como ervas, sementes, bacon ou azeitonas.

Quais são outras receitas de polvilho que eu posso fazer?

Se você gostou do pãozinho de polvilho, que tal experimentar outras receitas de polvilho que também são deliciosas e fáceis de fazer? Aqui estão algumas sugestões para você:

  • Biscoito de polvilho: essa receita é feita com polvilho azedo, água, óleo, sal e ovos, que são misturados e colocados em um saco de confeitar, para fazer tirinhas ou rosquinhas, que são assadas no forno até ficarem douradas e crocantes. O biscoito de polvilho é um ótimo acompanhamento para o café da manhã ou da tarde, ou para comer como um lanche.
  • Tapioca: essa receita é feita com polvilho doce, que é hidratado com água e peneirado, formando uma farinha granulada. Essa farinha é espalhada em uma frigideira antiaderente, formando uma massa fina e redonda, que é cozida dos dois lados, até ficar firme e flexível. A tapioca pode ser recheada com o que você quiser, como queijo, presunto, carne, frango, doce de leite, coco, banana, etc. A tapioca é uma opção sem glúten e sem gordura, que pode substituir o pão no seu café da manhã ou lanche.
Pãozinho de polvilho

Veja também: https://milgrauapps.com/pao-de-mel-caseiro/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/como-preparar-um-jantar-romantico-em-casa/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu tudo sobre o pãozinho de polvilho, uma receita tradicional e versátil, que tem origem na cultura indígena e que se popularizou no Brasil e no mundo. Você viu como fazer o pãozinho de polvilho em casa, usando ingredientes simples e fáceis de encontrar. Você também viu quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema, e como solucioná-las. E ainda conheceu outras receitas de polvilho que você pode experimentar e se deliciar.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha ficado com vontade de fazer o pãozinho de polvilho na sua cozinha. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e se você gostou do resultado. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões, para que possamos melhorar o nosso conteúdo e atender às suas expectativas. Obrigado pela sua leitura, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *