Você adora coxinha, mas quer evitar as calorias e a fritura? Então você precisa conhecer a coxinha fit fácil, uma receita saudável, prática e deliciosa, que leva ingredientes simples e naturais. A coxinha fit fácil é feita com uma massa de batata doce e aveia, recheada com frango desfiado e temperado, e assada no forno até ficar dourada e crocante. Essa receita é ideal para quem quer comer bem sem culpa, e pode ser consumida como lanche ou refeição. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Ficou com vontade? Então continue lendo!
O que é uma coxinha fit fácil?
Uma coxinha fit fácil é um tipo de salgado feito com uma massa à base de batata doce e aveia, que é recheada com frango desfiado e temperado. A massa é modelada em formato de coxinha, que lembra a coxa de frango, e assada no forno até ficar dourada e crocante. A coxinha fit fácil é uma versão mais saudável e leve da coxinha tradicional, que leva uma massa de farinha de trigo e leite, recheada com frango ou outros ingredientes, e frita em óleo quente.
A coxinha fit fácil é uma receita nutritiva, que combina carboidrato complexo, proteína magra e fibras em um só alimento. Ela também é saborosa, pois leva temperos naturais como alho, cebola, sal, pimenta-do-reino e salsinha. Além disso, ela é fácil de fazer, pois não precisa sovar a massa nem fritar as coxinhas.
Como fazer uma coxinha fit fácil?
Para fazer uma coxinha fit fácil, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 2 xícaras (chá) de batata doce cozida e amassada
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
- Sal a gosto
- Para o recheio:
- 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 cebola picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
- Para a montagem:
- Farinha de aveia para polvilhar
- Gema de ovo para pincelar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture a batata doce amassada com a aveia em flocos finos e o sal até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, acrescente mais aveia ou água para ajustar a consistência.
- Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue o alho e a cebola até ficarem macios.
- Acrescente o frango desfiado e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para incorporar os temperos.
- Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Reserve.
- Em uma superfície enfarinhada com farinha de aveia, abra uma porção da massa com as mãos ou com um rolo até ficar com cerca de meio centímetro de espessura.
- Coloque uma porção do recheio de frango no centro da massa.
- Feche a massa sobre o recheio, formando uma coxinha. Aperte bem as bordas para selar.
- Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Coloque as coxinhas em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel manteiga.
- Pincele as coxinhas com gema de ovo batida.
- Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 25 minutos ou até dourar.
- Retire do forno e sirva as coxinhas quentes ou frias, acompanhadas de molho de tomate, mostarda, ketchup ou maionese.
Qual é a origem da coxinha fit fácil?
A origem da coxinha fit fácil é desconhecida, mas existem algumas teorias sobre como ela surgiu. Uma delas é que ela foi criada por pessoas que queriam comer coxinha sem sair da dieta, e que substituíram os ingredientes tradicionais por outros mais saudáveis e naturais. Outra teoria é que ela foi inspirada na
coxinha de mandioca, uma receita típica da culinária nordestina, que leva uma massa de mandioca cozida e amassada, recheada com carne seca ou frango, e frita em óleo quente. Uma terceira teoria é que ela foi inventada por um chef de cozinha que queria fazer uma versão mais leve e nutritiva da coxinha, e que usou a batata doce e a aveia como base para a massa.
De qualquer forma, a coxinha fit fácil se tornou uma receita popular entre as pessoas que buscam uma alimentação equilibrada e saborosa, e que podem comer coxinha sem culpa. Ela também é uma forma de aproveitar os benefícios da batata doce e da aveia, que são alimentos ricos em energia, fibras e antioxidantes.
Quais são os melhores acompanhamentos para a coxinha fit fácil?
A coxinha fit fácil é um salgado delicioso, que pode ser servido com diversos acompanhamentos. No entanto, existem algumas opções que realçam o seu sabor e textura. Veja algumas sugestões:
- Suco verde: O suco verde é uma bebida refrescante e detox, que contrasta com o sabor e a consistência da coxinha. Você pode fazer o suco verde com couve, abacaxi, limão, gengibre, água e açúcar ou adoçante no liquidificador e coar se necessário.
- Salada de folhas: A salada de folhas é um acompanhamento leve e saudável, que harmoniza com a coxinha. Você pode fazer a salada de folhas com alface, rúcula, agrião, tomate cereja, cenoura ralada, etc. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino.
- Molho de iogurte: O molho de iogurte é um acompanhamento cremoso e saboroso, que equilibra o paladar. Você pode fazer o molho de iogurte com iogurte natural, creme de leite, mostarda, sal e pimenta-do-reino. Bata tudo no liquidificador ou no mixer até ficar homogêneo.
Conclusão
A coxinha fit fácil é uma receita saudável, prática e deliciosa, que leva uma massa de batata doce e aveia, recheada com frango desfiado e temperado, e assada no forno até ficar dourada e crocante. Neste artigo, você aprendeu como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa coxinha!
E você, gostou do artigo? Já fez ou experimentou essa receita? Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!