Você sabia que o abacate é uma fruta rica em gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes? Além de ser muito nutritivo, ele também é muito versátil e pode ser usado em diversas receitas, desde saladas e guacamoles até mousses e sorvetes. Neste artigo, você vai aprender como fazer um delicioso sorvete de abacate cremoso, que é uma ótima opção para se refrescar nos dias quentes e ainda aproveitar os benefícios dessa fruta maravilhosa. Confira!
O que é o sorvete de abacate?
O sorvete de abacate é uma sobremesa gelada feita com a polpa da fruta batida com leite, creme de leite, leite condensado e suco de limão. Ele tem uma textura macia e aveludada, e um sabor doce e suave, com um toque de acidez. O sorvete de abacate pode ser servido puro ou acompanhado de caldas, frutas, castanhas ou granola.
Como fazer o sorvete de abacate?
Para fazer o sorvete de abacate, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 abacates maduros
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
O modo de preparo é muito simples:
- Descasque os abacates e retire os caroços. Corte a polpa em pedaços e coloque no liquidificador.
- Adicione o leite condensado, o creme de leite, o leite e o suco de limão. Bata bem até obter um creme homogêneo e sem grumos.
- Transfira a mistura para um recipiente com tampa e leve ao freezer por cerca de 4 horas ou até ficar firme.
- Retire do freezer 10 minutos antes de servir e bata novamente no liquidificador para ficar mais cremoso.
- Sirva em taças ou casquinhas, com os acompanhamentos que preferir.
A origem do sorvete de abacate
A história do sorvete é muito antiga e tem diversas versões. Alguns dizem que ele surgiu na China há mais de 3 mil anos, quando os chineses misturavam neve com leite e frutas. Outros afirmam que ele foi inventado na Itália no século XVI, quando um cozinheiro da rainha Catarina de Médici criou uma receita com creme, ovos e açúcar.
Já o sorvete de abacate parece ter sido criado no Brasil, no século XIX, quando um navio americano trouxe gelo para o Rio de Janeiro. Dois comerciantes compraram o gelo e começaram a vender sorvetes feitos com frutas tropicais, entre elas o abacate. O sorvete fez tanto sucesso que logo se espalhou pelo país e se tornou uma das sobremesas mais populares.
Veja também: https://milgrauapps.com/tequila-sunrise-um-drink-colorido-e-refrescante/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/doce-gelado-de-coco-e-chocolate/
Acompanhamentos para o sorvete de abacate
O sorvete de abacate já é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu sabor, pode experimentar alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Veja algumas sugestões:
- Calda de chocolate: derreta 200 g de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas e despeje sobre o sorvete na hora de servir. O contraste entre o doce e o amargo vai deixar o seu sorvete ainda mais irresistível.
- Frutas vermelhas: morangos, framboesas, amoras e mirtilos são frutas que têm uma cor vibrante e um sabor azedinho que harmoniza perfeitamente com o sorvete de abacate. Você pode usar as frutas frescas ou fazer uma calda cozinhando-as com açúcar e água em fogo baixo até engrossar.
- Castanha-de-caju caramelizada: pique 1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada e reserve. Em uma panela, leve ao fogo baixo 1 xícara (chá) de açúcar e 1/4 de xícara (chá) de água, mexendo até dissolver. Deixe ferver sem mexer até formar uma calda dourada. Junte a castanha e misture bem. Espalhe sobre uma assadeira untada e deixe esfriar. Quebre em pedaços e salpique sobre o sorvete.
Conclusão
O sorvete de abacate é uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa, que você pode fazer em casa com poucos ingredientes. Além de refrescante, ele é nutritivo e pode ser servido com diversos acompanhamentos que vão realçar o seu sabor. Experimente essa receita e surpreenda a sua família e os seus amigos com um sorvete caseiro e cremoso.
E você, gostou dessa receita? Já fez ou pretende fazer o sorvete de abacate? Tem alguma dica ou sugestão para compartilhar? Deixe o seu comentário abaixo e nos conte a sua opinião!