Você está procurando uma receita de bolo diferente, saborosa e que vai surpreender a sua família e os seus amigos? Então você precisa conhecer o bolo de uva, uma receita que leva uvas frescas na massa e na cobertura, e que é muito fácil de fazer. Neste artigo, você vai aprender como fazer esse bolo, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ele. Vamos lá?
O que é o bolo de uva?
O bolo de uva é uma receita de bolo simples, mas que tem um toque especial: as uvas. As uvas são frutas que têm muitos benefícios para a saúde, como vitaminas, antioxidantes e fibras. Além disso, elas dão um sabor doce e azedinho ao bolo, que fica ainda mais gostoso com uma cobertura cremosa. O bolo de uva é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou a sobremesa.
Como fazer o bolo de uva?
Para fazer o bolo de uva, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 300 g de uvas sem sementes (pode ser verde ou roxa)
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 100 g de coco ralado
O modo de preparo é simples:
- Em uma tigela, bata os ovos com um garfo. Adicione o açúcar, o óleo e o leite e misture bem.
- Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó e acrescente à mistura anterior. Mexa até ficar uma massa homogênea.
- Unte e enfarinhe uma forma retangular média. Despeje metade da massa e espalhe bem. Distribua metade das uvas sobre a massa, afundando-as levemente.
- Cubra com o restante da massa e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.
- Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.
- Desenforme o bolo ainda quente e cubra com o creme de coco. Decore com o restante das uvas e sirva.
Qual é a origem do bolo de uva?
Não se sabe ao certo qual é a origem do bolo de uva, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que ele foi criado na região sul do Brasil, onde há uma grande produção de uvas e vinhos. Outra hipótese é que ele foi inspirado na culinária italiana, que tem uma tradição de fazer bolos com frutas frescas ou secas. Uma terceira hipótese é que ele foi inventado por alguém que quis aproveitar as uvas da época e criar uma receita diferente e deliciosa.
Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-sorvete-de-limao/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/gelatina-recheada-facil/
Quais são os melhores acompanhamentos para o bolo de uva?
O bolo de uva já é uma receita completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais, pode servir com alguns acompanhamentos. Aqui vão duas sugestões:
- Sorvete: nada melhor do que combinar um bolo quentinho com um sorvete geladinho. Você pode escolher o sabor que preferir, mas os que mais combinam são creme, baunilha ou nata.
- Chá: se você quiser dar um toque aromático e relaxante ao seu bolo, pode servir com um chá quente ou gelado. Os chás que mais combinam são camomila, hortelã ou frutas vermelhas.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o bolo de uva, uma receita simples, saborosa e que vai surpreender a sua família e os seus amigos. Você também conheceu um pouco da sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ele. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa receita. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!