Você gosta de doces típicos da festa junina? Então você vai adorar o pé de moleque, uma receita que leva amendoim torrado, açúcar e leite condensado. É um doce crocante, saboroso e que faz parte da cultura brasileira. Neste artigo, você vai aprender como fazer pé de moleque fácil, conhecer um pouco da história dessa receita e tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema. Vamos lá?
A origem do pé de moleque
O pé de moleque é uma receita que tem origens africanas e indígenas, mas que foi adaptada ao longo do tempo pelos cozinheiros brasileiros. O amendoim é uma planta originária da América do Sul, que era cultivada e consumida pelos povos indígenas. O açúcar é um produto derivado da cana-de-açúcar, que foi trazida para o Brasil pelos portugueses. O leite condensado é uma invenção francesa, que foi introduzida no país no século XIX.
A combinação desses três ingredientes resultou em um doce que é a cara do Brasil: uma mistura de tradições e sabores. O pé de moleque é considerado um dos doces mais representativos da festa junina, que é uma celebração de origem europeia, mas que foi incorporada ao folclore brasileiro.
O nome pé de moleque se deve ao fato de que o doce era vendido nas ruas por meninos pobres, chamados de moleques. Outra versão diz que o nome se refere à aparência do doce, que lembra o pé sujo e rachado dos moleques.
Como fazer pé de moleque fácil
Para fazer pé de moleque fácil, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– 500 g de amendoim torrado e sem pele
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 lata de leite condensado
– Manteiga para untar
O modo de preparo é o seguinte:
1. Em uma panela, misture o amendoim e o açúcar. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar uma calda dourada.
2. Adicione o leite condensado e continue mexendo até soltar do fundo da panela.
3. Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e alise a superfície com uma espátula.
4. Corte em quadrados enquanto ainda estiver quente e deixe esfriar.
5. Desenforme os pedaços e sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado.
Dúvidas comuns sobre pé de moleque
Algumas pessoas podem ter algumas dúvidas sobre pé de moleque, como:
– Como torrar o amendoim?
Você pode torrar o amendoim no forno ou na panela. No forno, espalhe o amendoim em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, mexendo na metade do tempo. Na panela, coloque o amendoim em uma panela grande e seca e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos.
– Como tirar a pele do amendoim?
Depois de torrar o amendoim, você pode tirar a pele facilmente esfregando-o entre as mãos ou entre dois panos limpos.
– Como variar o pé de moleque?
Você pode variar o pé de moleque acrescentando outros ingredientes à receita, como coco ralado, chocolate picado, castanha-do-pará picada, cravo-da-índia em pó, canela em pó, etc. Você também pode fazer uma versão mais cremosa do pé de moleque, usando menos açúcar e mais leite condensado.
Veja também: https://milgrauapps.com/1-torta-cremosa-de-bicho-de-pe-com-ninho/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/receitas-de-pratos-de-berinjela/
Conclusão
O pé de moleque é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que faz parte da cultura brasileira. É um doce que tem crocância, sabor e história. Experimente fazer pé de moleque em casa e surpreenda os seus convidados com essa iguaria junina. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima! Agradecemos por você chegar até aqui e não perca a chance de ver essa e muitas outras receitas que temos disponíveis em nosso site sobre todo tipo de subnicho relacionado a receita.