Você já experimentou provolone à milanesa? Se não, você está perdendo uma delícia que é fácil de fazer e que vai deixar todo mundo com água na boca. Neste artigo, você vai aprender um pouco sobre a origem desse prato, os ingredientes e o modo de preparo, e algumas dúvidas comuns sobre ele. Vamos lá?
Uma breve história do provolone à milanesa
O provolone é um queijo italiano feito com leite de vaca, que tem um sabor forte e picante. Ele é muito usado em pizzas, sanduíches, saladas e outros pratos. Mas você sabia que ele também pode ser empanado e frito? Essa é a receita do provolone à milanesa, que é muito popular no Brasil, especialmente em bares e botecos.
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o provolone à milanesa, mas há algumas teorias. Uma delas é que ele foi criado por imigrantes italianos no Brasil, que adaptaram a receita da cotoletta alla milanese, um prato típico de Milão que consiste em um bife de vitela empanado e frito. Outra teoria é que ele foi inventado por acaso, quando alguém resolveu aproveitar um pedaço de provolone que estava sobrando e fritá-lo com farinha de rosca.
Seja qual for a verdadeira origem do provolone à milanesa, o fato é que ele se tornou um sucesso entre os brasileiros, que adoram saboreá-lo como petisco ou como acompanhamento de uma cerveja gelada.
Como fazer provolone à milanesa
Fazer provolone à milanesa é muito simples e rápido. Você só vai precisar de:
- 300 g de provolone cortado em fatias grossas
- 2 ovos batidos
- Farinha de trigo
- Farinha de rosca
- Óleo para fritar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere as fatias de provolone com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Passe cada fatia na farinha de trigo, depois nos ovos batidos, e por último na farinha de rosca, pressionando bem para empanar.
- Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as fatias de provolone até dourarem dos dois lados.
- Escorra o excesso de óleo em papel toalha e sirva quente.
Pronto! Agora você já pode se deliciar com o seu provolone à milanesa, que fica crocante por fora e derretido por dentro. Você pode servir com molho de tomate, mostarda, maionese ou outro molho de sua preferência.
Dúvidas comuns sobre o provolone à milanesa
Você ainda tem alguma dúvida sobre o provolone à milanesa? Veja se alguma dessas perguntas e respostas te ajuda:
- Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar outros tipos de queijo que sejam firmes e que derretam bem, como mussarela, gouda ou cheddar.
- Posso fazer no forno ou na airfryer? Sim, você pode fazer no forno ou na airfryer, mas o resultado pode não ficar tão crocante quanto na fritura. Se for fazer no forno, preaqueça a 180°C e asse por cerca de 15 minutos, virando na metade do tempo. Se for fazer na airfryer, preaqueça a 200°C e asse por cerca de 10 minutos, também virando na metade do tempo.
- Posso congelar o provolone à milanesa? Sim, você pode congelar o provolone à milanesa depois de empanado e antes de fritar. Coloque as fatias em uma assadeira forrada com papel manteiga, sem sobrepor, e leve ao freezer até endurecer. Depois, transfira para um saco plástico e mantenha no freezer por até 3 meses. Para fritar, não precisa descongelar, é só colocar direto no óleo quente.
Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-1-receita-de-file-de-tilapia-no-forno/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/ceviche-de-tilapia/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer provolone à milanesa, um prato delicioso e fácil de fazer, que é perfeito para servir como petisco ou como acompanhamento de uma cerveja gelada. Você também conheceu um pouco da história desse prato e tirou algumas dúvidas comuns sobre ele.
Espero que você tenha gostado do artigo e que se anime a fazer provolone à milanesa na sua casa. Se você fizer, me conte como ficou e se você gostou. E se você tiver alguma sugestão ou crítica, deixe um comentário abaixo. Eu adoraria saber a sua opinião. Até a próxima!