Pular para o conteúdo

Como fazer Coxinha fácil e bastante saborosa

Coxinha de frango fácil de fazer: aprenda a receita de dar água na boca -  Minha Receita

Você já experimentou coxinha? Essa delícia brasileira é um salgado feito de massa de farinha de trigo e caldo de frango, recheado com frango desfiado e queijo, e frito até ficar crocante e dourado. É uma ótima opção para lanches, festas ou refeições rápidas. Neste artigo, você vai aprender como fazer coxinha fácil e bastante saborosa em casa, com ingredientes simples e um passo a passo detalhado. Além disso, você vai conhecer um pouco da história dessa iguaria e tirar algumas dúvidas comuns sobre ela. Vamos lá?

A origem da coxinha

A coxinha é um dos salgados mais populares do Brasil, mas você sabe como ela surgiu? Existem várias versões sobre a origem da coxinha, mas uma das mais conhecidas é a de que ela foi criada no século XIX, na fazenda da princesa Isabel, filha de Dom Pedro II. Segundo a lenda, o filho da princesa era muito exigente e só comia coxa de frango. Um dia, a cozinheira percebeu que não havia coxas suficientes para o almoço e resolveu improvisar: pegou um pedaço de peito de frango, desfiou, temperou, envolveu em uma massa feita com o caldo do frango e fritou. O resultado foi uma bolinha em forma de coxa que agradou tanto o menino que virou um sucesso na corte.

Outra versão diz que a coxinha foi inventada por imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX. Eles teriam adaptado uma receita típica da Itália chamada polpetta, que consiste em uma almôndega de carne moída empanada e frita. Os italianos teriam substituído a carne por frango e dado o formato de coxa para homenagear o Brasil.

Seja qual for a verdadeira história, o fato é que a coxinha se espalhou pelo país e ganhou diversas variações de recheio, como carne seca, presunto e queijo, camarão, calabresa e até chocolate. Mas a versão clássica de frango com queijo continua sendo a preferida de muita gente.

Coxinha de frango: é brasileira ou não é? - A casa encantada

 Como fazer coxinha fácil e bastante saborosa

Para fazer coxinha fácil e bastante saborosa em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– Para a massa:
– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 4 xícaras (chá) de caldo de frango (pode ser feito com 2 tabletes de caldo de galinha dissolvidos em água fervente)
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– Sal a gosto

– Para o recheio:
– 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres (sopa) de óleo
– Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
– 200 g de queijo muçarela ralado

– Para empanar:
– 2 ovos batidos
– Farinha de rosca
– Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

– Para a massa:
– Em uma panela grande, leve ao fogo médio o caldo de frango, a manteiga e o sal até ferver.
– Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau até formar uma massa homogênea que solte do fundo da panela.
– Transfira a massa para uma superfície lisa e untada com óleo e deixe esfriar um pouco.
– Sove a massa até ficar macia e elástica.

– Para o recheio:
– Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
– Junte o frango desfiado e tempere com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto.
– Misture bem e reserve.

– Para montar as coxinhas:
– Pegue uma porção de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue e abra na palma da mão, formando um disco.
– Coloque uma colher (sopa) do recheio de frango no centro do disco e uma colher (chá) do queijo ralado por cima.
– Feche a massa, apertando bem as bordas e modelando em forma de coxa.
– Repita o processo com o restante da massa e do recheio.
– Passe as coxinhas pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, empanando bem.
– Frite as coxinhas em óleo quente, aos poucos, até ficarem douradas e crocantes.
– Escorra em papel absorvente e sirva em seguida ou mantenha aquecidas no forno.

Receita de Coxinha tradicional de frango, enviada por lucas nunes -  TudoGostoso

 Dúvidas comuns sobre coxinha

A coxinha é um salgado que desperta muitas curiosidades e dúvidas. Aqui estão algumas das mais frequentes:

– Como congelar coxinha? Você pode congelar as coxinhas já fritas ou cruas. Se for fritar, deixe esfriar completamente antes de colocar em um recipiente fechado ou em sacos plásticos. Se for congelar cruas, passe-as pelos ovos e pela farinha de rosca e coloque-as em uma assadeira untada, sem encostar uma na outra. Leve ao freezer até endurecerem e depois transfira para um recipiente fechado ou sacos plásticos. As coxinhas congeladas duram até 3 meses no freezer. Para descongelar, basta levar ao forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou fritar em óleo quente sem descongelar.

– Como fazer coxinha assada? Se você preferir uma versão mais saudável da coxinha, pode assá-la em vez de fritá-la. Para isso, basta montar as coxinhas normalmente, pincelar com um pouco de manteiga derretida ou óleo e levar ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até dourarem.

– Como fazer coxinha vegana? Se você é vegano ou quer experimentar uma opção diferente de coxinha, pode substituir o frango por proteína de soja texturizada hidratada e temperada, ou por cogumelos picados e refogados. O queijo pode ser substituído por tofu amassado ou por queijo vegano ralado. A massa pode ser feita com caldo de legumes no lugar do caldo de frango.

Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-1-receita-de-file-de-tilapia-no-forno/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/salada-de-camarao-com-abacate/

 Conclusão

A coxinha é um salgado delicioso que faz parte da cultura brasileira. Você pode fazer coxinha fácil e bastante saborosa em casa, seguindo a receita clássica de frango com queijo ou variando os recheios conforme o seu gosto. Você também pode congelar, assar ou fazer versões veganas da coxinha. O importante é se deliciar com essa iguaria e compartilhar com os amigos e a família.

Espero que você tenha gostado deste artigo e aprendido como fazer coxinha fácil e bastante saborosa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *