- 2 abóboras paulistas cortadas ao meio, sem sementes
- 1 colher (sopa) de farinha de pão integral com queijo ralado
- 400 g de bacalhau cozido sem pele e sem espinhas
- 1 cebola ralada finamente
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- 1 colher (sopa) de pimentão vermelho picado
- 3 colheres (sopa) de tomate picado, sem pele e sem semente
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 dente de alho esmagado
- 1 copo de leite
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de margarina “diet”
- 1 colher (chá) de cebola ralada
- 1/2 colher (chá) de noz moscada
- 1 ovo inteiro
- 2 claras em neve
- Sal a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma frigideira, coloque o azeite e deixe esquentar. Acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Adicione o bacalhau e deixe refogar por uns minutos. Coloque o pimentão vermelho, o tomate e, por fim, a cebolinha e a salsinha. Reserve.
- Passe óleo na casca das abóboras, coloque-as de cabeça para baixo e leve ao micro-ondas, em potência média, por 10 minutos. Retire e reserve.
- Em uma panela, coloque a margarina e deixe refogar com a cebola. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até formar um creme liso e homogêneo. Tempere com sal e noz moscada. Deixe o creme esfriar.
- Depois do creme frio, acrescente o ovo inteiro e misture bem. Em seguida, adicione as claras em neve e mexa delicadamente. Por último, incorpore o bacalhau refogado e frio.
- Coloque essa massa na metade das abóboras, espalhando por igual. Polvilhe com a farinha de pão integral com queijo ralado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.
- Sirva quente ou morna, acompanhada de uma salada verde.
Quais são as dúvidas comuns sobre o tema?
Algumas dúvidas que podem surgir sobre a receita de abóbora ao creme de bacalhau são:
- Como dessalgar o bacalhau? O bacalhau deve ser dessalgado antes de ser cozido, para retirar o excesso de sal e deixá-lo mais macio. Para isso, coloque o bacalhau em uma tigela com água fria e deixe de molho na geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes. Depois, escorra e cozinhe em água fervente por 10 minutos ou até ficar soltinho.
- Como escolher a abóbora? A abóbora ideal para essa receita é a abóbora paulista, que tem a casca verde escura e a polpa alaranjada. Ela é mais firme e menos adocicada do que outras variedades, o que combina melhor com o bacalhau. Você pode encontrar essa abóbora em feiras e supermercados, ou até mesmo plantar na sua horta.
- Como variar a receita? Você pode variar a receita de abóbora ao creme de bacalhau, acrescentando ou substituindo alguns ingredientes, de acordo com o seu gosto e disponibilidade. Por exemplo, você pode usar outro tipo de queijo ralado, como parmesão ou provolone, para polvilhar as abóboras. Você também pode usar outros temperos, como alho poró, coentro, orégano ou manjericão, para dar mais sabor ao refogado de bacalhau. Você ainda pode trocar o bacalhau por outro peixe de sua preferência, como salmão, atum ou merluza.
Veja também: https://milgrauapps.com/bolo-de-coco-de-liquidificador/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/bombom-aberto-de-maracuja-uma-delicia-tropical-para-todos-os-momentos/
Mais duas receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou da receita de abóbora ao creme de bacalhau, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave do tema? Aqui estão mais três sugestões que você pode gostar:
- Bacalhau com creme de abóbora: Essa é uma versão diferente da receita anterior, em que o creme de abóbora é usado como molho para o bacalhau, que é assado no forno com azeite, alho, cebola e louro. Essa receita é mais simples e rápida de fazer, mas não menos saborosa.
- Abóbora com creme de mandioquinha e bacalhau: Essa é uma receita que mistura dois tipos de cremes: o de abóbora e o de mandioquinha, que é uma raiz também conhecida como batata-baroa ou batata-salsa. O bacalhau é refogado com cebola, alho, azeite, salsinha e cebolinha e colocado sobre os cremes, que são servidos em porções individuais dentro das cascas das abóboras.