- 2 xícaras de arroz
- 4 xícaras de água
- 500 g de carne seca dessalgada e desfiada
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsa e cebolinha picadas a gosto
O modo de preparo é bem simples:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem.
- Junte a carne seca e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Adicione o arroz e refogue por alguns minutos, mexendo sempre.
- Acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até o arroz ficar macio e a água secar.
- Desligue o fogo e salpique a salsa e a cebolinha por cima. Sirva em seguida, ou guarde na geladeira por até três dias.
Dúvidas comuns sobre o tema
Você pode ter algumas dúvidas sobre o arroz carreteiro, como:
- Posso usar outro tipo de carne no lugar da carne seca? R: Sim, você pode usar carne moída, linguiça, bacon, frango, ou até mesmo legumes, como cenoura, abobrinha, brócolis, etc. O importante é que a carne ou o legume esteja cozido e picado ou desfiado, para se misturar bem com o arroz.
- Posso usar arroz integral no lugar do arroz branco? R: Sim, você pode usar arroz integral, mas lembre-se de que ele demora mais para cozinhar e precisa de mais água. Você pode seguir as instruções da embalagem do arroz integral, ou usar uma panela de pressão para acelerar o processo.
- Posso congelar o arroz carreteiro? R: Sim, você pode congelar o arroz carreteiro em porções individuais, em potes ou sacos plásticos, por até três meses. Para descongelar, basta levar ao micro-ondas ou ao forno, até aquecer bem.
Mais 3 receitas com a palavra chave do tema
Se você gostou do arroz carreteiro, que tal experimentar outras receitas com a palavra chave do tema? Veja abaixo três sugestões que vão te deixar com água na boca:
- Arroz de forno: Essa é uma ótima forma de aproveitar as sobras de arroz e de outros ingredientes que você tiver na geladeira, como queijo, presunto, milho, ervilha, etc. Basta misturar tudo em um refratário, cobrir com molho de tomate e queijo ralado, e levar ao forno até gratinar.
- Arroz doce: Essa é uma sobremesa clássica, que leva arroz, leite, açúcar, canela e cravo. Você pode cozinhar o arroz no leite, ou usar o arroz já cozido e acrescentar mais leite. Depois, é só adoçar a gosto, e polvilhar canela por cima. Você também pode adicionar leite condensado, coco ralado, ou frutas secas, para dar um toque especial.
- Arroz à grega: Essa é uma receita colorida e nutritiva, que leva arroz, cenoura, pimentão, uva passa, azeitona, ovos, queijo e presunto. Você pode cozinhar o arroz normalmente, e depois misturar os demais ingredientes, já cozidos e picados. Você também pode variar os ingredientes, de acordo com o seu gosto e o que tiver disponível.
Veja também: https://milgrauapps.com/1-file-de-frango-com-creme-de-milho-e-bacon/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/batata-recheada-com-frango-no-micro-ondas/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o arroz carreteiro, uma receita típica do sul do Brasil, que surgiu como uma forma de aproveitar as sobras de carne seca e arroz dos tropeiros.
Você também conheceu outras três receitas com a palavra chave do tema, para variar o seu cardápio. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essas delícias.
E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!