- 500 g de bacalhau dessalgado
- 1 kg de batatas
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- 50 g de manteiga
- 50 g de farinha de trigo
- 500 ml de leite
- 200 ml de natas
- 100 g de queijo ralado
- Sal, pimenta, noz-moscada, e salsa a gosto
- Óleo para fritar
O modo de preparo é o seguinte:
- Cozinhe o bacalhau em água fervente por cerca de 15 minutos, ou até ficar macio. Escorra, deixe esfriar, e desfie em lascas, retirando a pele e as espinhas.
- Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Frite-as em óleo quente, até ficarem douradas e crocantes. Escorra em papel absorvente, e tempere com sal.
- Descasque e pique as cebolas e os alhos. Em uma panela, derreta a manteiga, e refogue a cebola e o alho, até ficarem macios. Polvilhe a farinha de trigo, e mexa bem, para formar um roux. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, para evitar grumos. Tempere com sal, pimenta, e noz-moscada, e cozinhe em fogo baixo, até engrossar. Desligue o fogo, e acrescente as natas, misturando bem.
- Em um refratário, faça uma camada de batatas fritas, outra de bacalhau desfiado, e outra de molho branco. Repita as camadas, terminando com o molho branco. Polvilhe o queijo ralado por cima, e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até dourar.
- Retire do forno, e salpique a salsa picada por cima.
- Sirva quente, acompanhado de uma salada verde.
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o bacalhau com natas são:
- Posso usar outro tipo de bacalhau? Sim, você pode usar o bacalhau que preferir, como o salgado, o fresco, ou o congelado. O importante é que ele esteja bem dessalgado, cozido, e desfiado, para que o sabor se misture com o molho.
- Posso usar outro tipo de batata? Sim, você pode usar o tipo de batata que mais gostar, como a inglesa, a asterix, ou a baroa. Você também pode optar por cozinhar as batatas em vez de fritá-las, para deixar o prato mais leve. Ou ainda, substituir as batatas por outro tubérculo, como a mandioca, a mandioquinha, ou o inhame.
- Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo que mais gostar, como o parmesão, o emmental, o gouda, ou o prato. O queijo vai dar um toque especial ao seu bacalhau com natas, e deixá-lo mais gratinado e saboroso.
- Posso usar outro tipo de molho? Sim, você pode usar outro tipo de molho, como o bechamel, o mornay, o alfredo, ou o de sua preferência. O molho vai dar um toque cremoso e aveludado ao seu bacalhau com natas, e realçar o sabor do bacalhau.
Veja também: https://milgrauapps.com/bolo-babaloco/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/iscas-de-peixe-uma-deliciosa-opcao-para-os-amantes-da-culinaria/
Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do bacalhau com natas, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave? Aqui estão algumas sugestões:
- Bacalhau à Gomes de Sá: Cozinhe e desfie o bacalhau, e reserve. Cozinhe e corte em rodelas as batatas e os ovos. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho em azeite, e tempere com sal e pimenta. Em um refratário, faça uma camada de batatas, outra de bacalhau, e outra de cebola. Regue com mais azeite, e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire do forno, e decore com os ovos, as azeitonas, e a salsa.
- Bacalhau com Broa: Cozinhe e desfie o bacalhau, e reserve. Cozinhe e esmague as batatas, e tempere com sal, pimenta, noz-moscada, e leite. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho em azeite, e junte o bacalhau, o tomate, e a salsa. Em um processador, triture a broa de milho, e tempere com sal, pimenta, e azeite. Em um refratário, faça uma camada de purê de batatas, outra de bacalhau, e outra de broa. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até dourar.
- Bacalhau com Espinafres: Cozinhe e desfie o bacalhau, e reserve. Cozinhe e esprema as batatas, e tempere com sal, pimenta, noz-moscada, e manteiga. Em uma panela, refogue a cebola e o alho em azeite, e junte o espinafre, o sal, e a pimenta. Em outra panela, derreta a manteiga, e junte a farinha, o leite, o sal, a pimenta, e a noz-moscada, mexendo até engrossar. Em um refratário, faça uma camada de purê de batatas, outra de bacalhau, outra de espinafre, e outra de molho branco.