Pular para o conteúdo

Batata gratinada

 

Você já experimentou batata gratinada? Essa é uma receita simples, mas muito saborosa, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. A batata gratinada consiste em camadas de batata cozida, cobertas com um molho cremoso e queijo, e levadas ao forno para gratinar. O resultado é uma casquinha crocante por cima e um recheio macio e suculento por dentro.

Mas você sabe como surgiu essa receita? E como fazer essa delícia em casa? Neste artigo, vamos contar um pouco da história da batata gratinada, ensinar o passo a passo para prepará-la, tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema e ainda sugerir mais três receitas com batata para você variar o cardápio. Vamos lá?

Como surgiu a receita de batata gratinada?

A origem da batata gratinada é incerta, mas há indícios de que ela tenha surgido na França, no século XVIII. O termo “gratin” significa “raspar” ou “riscar” em francês, e se refere à crosta que se forma na superfície dos alimentos que são assados ou gratinados no forno. A palavra “gratinado” também pode ser usada como um adjetivo para descrever qualquer prato que tenha essa característica.

A batata gratinada é uma variação do gratin dauphinois, uma receita típica da região de Dauphiné, no sudeste da França. O gratin dauphinois é feito com batata crua, cortada em fatias finas, e creme de leite, temperado com alho, sal, pimenta e noz-moscada. O queijo não faz parte da receita original, mas foi adicionado posteriormente por alguns cozinheiros.

A batata gratinada se popularizou em vários países, com diferentes nomes e adaptações. Por exemplo, na Inglaterra, ela é chamada de potato dauphinoise ou scalloped potatoes; nos Estados Unidos, de au gratin potatoes ou cheesy potatoes; na Alemanha, de kartoffelgratin ou käsekartoffeln; e no Brasil, de batata gratinada ou batata ao creme.

Como fazer batata gratinada?

Fazer batata gratinada é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que provavelmente já tem na sua cozinha. Veja a lista abaixo:

  • 1 kg de batata
  • 2 xícaras de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de queijo ralado (pode ser muçarela, parmesão, prato ou o que preferir)
  • Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
  • Salsinha picada para decorar (opcional)

Agora, siga o modo de preparo a seguir:

  1. Descasque e corte as batatas em rodelas finas. Cozinhe-as em água fervente com sal por cerca de 15 minutos, ou até que estejam macias, mas não desmanchando. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem, até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, para não empelotar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
  3. Em um refratário untado com manteiga, faça camadas de batata e molho, alternando-as. Polvilhe o queijo ralado por cima da última camada de molho.
  4. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado.
  5. Retire do forno, salpique a salsinha picada por cima, se desejar, e sirva em seguida.

Dúvidas comuns sobre batata gratinada

A batata gratinada é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Por isso, separamos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a esclarecer as suas dúvidas. Confira:

  • Posso usar batata doce no lugar da batata inglesa? Sim, você pode usar batata doce para fazer batata gratinada, mas o sabor e a textura vão ficar diferentes. A batata doce é mais adocicada e menos firme que a batata inglesa, então o resultado vai ser uma batata gratinada mais doce e mais mole. Se você gosta dessa combinação, pode experimentar.
  • Posso usar creme de leite no lugar do leite? Sim, você pode usar creme de leite no lugar do leite para fazer o molho da batata gratinada, mas ele vai ficar mais gorduroso e pesado. O creme de leite tem mais gordura e menos água que o leite, então o molho vai ficar mais encorpado e calórico. Se você não se importa com isso, pode usar.
  • Posso fazer a batata gratinada sem queijo? Sim, você pode fazer a batata gratinada sem queijo, mas ela vai ficar menos saborosa e crocante. O queijo é um ingrediente que dá mais sabor e textura à batata gratinada, formando uma casquinha dourada e derretida por cima. Se você não gosta ou não pode comer queijo, pode fazer sem, mas o resultado vai ser mais simples.
  • Posso congelar a batata gratinada? Sim, você pode congelar a batata gratinada, mas ela pode perder um pouco da qualidade. A batata gratinada é uma receita que fica melhor quando consumida na hora, pois o molho e o queijo ficam cremosos e quentinhos. Se você congelar, o molho pode talhar e o queijo pode endurecer. Para descongelar, você pode levar ao forno ou ao micro-ondas, mas o sabor e a textura podem mudar.

Mais 3 receitas com batata para você experimentar

Se você gostou da receita de batata gratinada, que tal experimentar outras receitas com batata que também são deliciosas e fáceis de fazer? Veja as nossas sugestões abaixo:

  • Batata recheada: essa é uma receita que pode ser feita com vários tipos de recheio, como carne moída, frango desfiado, bacon, presunto e queijo, legumes, etc. Basta cozinhar as batatas inteiras, cortar ao meio, retirar parte da polpa, rechear com o que preferir, cobrir com queijo e levar ao forno para gratinar.
  • Batata rosti: essa é uma receita de origem suíça, que consiste em uma espécie de panqueca de batata ralada, frita na frigideira. Você pode temperar a batata com sal, pimenta, alho, cebola, ervas, etc., e rechear com queijo, presunto, carne, etc. Depois, é só dourar dos dois lados e servir.
  • Batata palha: essa é uma receita que pode ser usada como acompanhamento ou como ingrediente de outros pratos, como salpicão, estrogonofe, torta de frango, etc. Basta cortar as batatas em tirinhas bem finas, fritar em óleo quente até ficarem crocantes e escorrer em papel toalha. Tempere com sal e sirva.

Veja também: https://milgrauapps.com/docinho-de-mandioca/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/salgadao-de-carne/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer batata gratinada, uma receita simples, mas muito saborosa, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. Você também conheceu um pouco da história da batata gratinada, tirou algumas dúvidas comuns sobre o tema e ainda descobriu mais três receitas com batata para variar o cardápio.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer batata gratinada em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *