Você já experimentou batida de maracujá? Essa é uma bebida que mistura o suco de maracujá com leite condensado, creme de leite e vodka, resultando em uma bebida cremosa, doce e azedinha. A batida de maracujá é uma ótima opção para os dias quentes, pois é refrescante e fácil de fazer. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferir mais três receitas com a palavra-chave do tema. Vamos lá?
Como surgiu a batida de maracujá?
A batida é um tipo de coquetel brasileiro, que consiste em misturar frutas, leite condensado e bebidas alcoólicas, como cachaça, vodka ou rum. A origem da batida é incerta, mas acredita-se que tenha surgido no Rio de Janeiro, na década de 1950, como uma forma de aproveitar as frutas tropicais abundantes na região.
A batida de maracujá é uma das variações mais populares da batida, que pode ser encontrada em diversos bares e restaurantes brasileiros. A receita é simples, mas requer alguns cuidados para ficar perfeita. Veja a seguir como fazer.
Como fazer batida de maracujá: ingredientes e modo de preparo
Para fazer uma deliciosa batida de maracujá, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de suco de maracujá concentrado
- 1/2 lata de vodka
- Gelo a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Em um liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e a vodka até ficar homogêneo.
- Adicione o gelo e bata novamente até ficar bem gelado.
- Sirva a batida de maracujá em copos altos, decorados com polpa de maracujá e folhas de hortelã.
Dúvidas comuns sobre a batida de maracujá
Você pode ter algumas dúvidas sobre a batida de maracujá, como:
- Posso usar outro tipo de fruta? Sim, você pode usar a fruta de sua preferência, como morango, abacaxi, coco, limão ou manga. O importante é que a fruta combine com o leite condensado e a vodka.
- Posso usar outro tipo de bebida alcoólica? Sim, você pode usar a bebida alcoólica de sua preferência, como cachaça, rum ou licor. O importante é que a bebida alcoólica tenha um teor alcoólico adequado para a batida e não altere muito o sabor da fruta.
- Posso fazer a batida de maracujá sem álcool? Sim, você pode fazer a batida de maracujá sem álcool, substituindo a vodka por água ou leite. A batida ficará mais leve e menos calórica, mas ainda assim saborosa.
- Posso fazer a batida de maracujá com maracujá fresco? Sim, você pode fazer a batida de maracujá com maracujá fresco, substituindo o suco concentrado por polpa de maracujá natural. A batida ficará mais aromática e com mais sementes, que podem ser coadas se preferir.
Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou da batida de maracujá, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave? Confira a seguir três sugestões:
- Mousse de maracujá: em uma tigela, misture 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 lata de suco de maracujá concentrado. Leve à geladeira por 4 horas ou até firmar. Sirva a mousse de maracujá em taças, decoradas com polpa de maracujá e raspas de chocolate branco.
- Bolo de maracujá: em uma batedeira, bata 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar e 3/4 de xícara (chá) de óleo até ficar fofo. Adicione 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 xícara (chá) de suco de maracujá e bata até ficar homogêneo. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio por 35 minutos ou até dourar. Desenforme o bolo e cubra com uma calda feita de 1 xícara (chá) de polpa de maracujá e 1/2 xícara (chá) de açúcar, levados ao fogo até engrossar.
- Pudim de maracujá: em uma panela, leve ao fogo 1 xícara (chá) de açúcar e 1/4 de xícara (chá) de água, mexendo até formar um caramelo. Despeje o caramelo em uma forma de pudim e reserve. No liquidificador, bata 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 4 ovos e 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá até ficar homogêneo. Despeje a mistura na forma caramelada e leve ao forno em banho-maria por 50 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas ou até gelar. Desenforme o pudim de maracujá e sirva com polpa de maracujá.
Veja também: https://milgrauapps.com/1-brigadeiro-mesclado/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-com-2-recheios/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma batida de maracujá, uma bebida refrescante e saborosa, que mistura o suco de maracujá com leite condensado, creme de leite e vodka. Você também conheceu a origem da batida, as dúvidas mais comuns sobre o tema e mais três receitas com a palavra-chave do tema. Agora, é só aproveitar essa delícia e se refrescar. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!