Pular para o conteúdo

Bife a parmegiana

Bife à parmegiana - Estadão

O bife a parmegiana é uma receita deliciosa e popular, que consiste em um bife empanado, coberto com molho de tomate e queijo derretido. É um prato que agrada a todos os paladares, pois combina carne, queijo e molho, formando uma mistura irresistível. Além disso, é uma receita fácil e rápida de fazer, que pode ser servida com arroz, purê de batatas, salada ou macarrão.

A origem do bife a parmegiana

Bife à Parmegiana: saiba como fazer! - Sabores Ajinomoto

Apesar do nome, o bife a parmegiana não é uma receita originária da Itália, mas sim do Brasil. Acredita-se que a receita tenha sido criada por imigrantes italianos que se estabeleceram no país no século XX, especialmente em São Paulo. Eles teriam adaptado uma receita típica da região da Emília-Romanha, na Itália, chamada de cotoletta alla bolognese, que consiste em um bife de vitela empanado, coberto com presunto e queijo parmesão.

Os imigrantes italianos teriam substituído a vitela por carne bovina, mais barata e abundante no Brasil, e o presunto por molho de tomate, mais fácil de encontrar e preparar. O queijo parmesão teria sido mantido ou trocado por outro tipo de queijo, como o mussarela. Assim, teria surgido o bife a parmegiana, uma receita brasileira com influência italiana.

Como fazer bife a parmegiana

Bife à parmegiana: como fazer receita de um jeito SIMPLES

Para fazer bife a parmegiana, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 8 bifes de alcatra ou contrafilé
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 ovos batidos
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • Óleo para fritar
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate pronto ou caseiro
  • 200 g de queijo mussarela fatiado
  • Orégano a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Passe os bifes pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca, pressionando bem para empanar.
  3. Frite os bifes em óleo quente até que estejam dourados dos dois lados. Escorra em papel toalha e reserve.
  4. Em um refratário grande, espalhe um pouco do molho de tomate no fundo.
  5. Coloque os bifes sobre o molho, lado a lado.
  6. Cubra os bifes com o restante do molho de tomate.
  7. Distribua as fatias de queijo mussarela sobre o molho.
  8. Polvilhe orégano a gosto por cima.
  9. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 15 minutos ou até que o queijo esteja derretido e gratinado.
  10. Sirva quente, acompanhado do acompanhamento da sua preferência.

Dúvidas comuns sobre o bife a parmegiana

  • Como deixar o bife mais macio? Uma dica para deixar o bife mais macio é usar um martelo culinário para bater os bifes antes de temperar e empanar. Isso ajuda a amaciar as fibras da carne e deixá-la mais fina e uniforme.
  • Como fazer o molho de tomate caseiro? Se você preferir fazer o seu próprio molho de tomate, você vai precisar de 4 tomates maduros picados, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 colheres (sopa) de óleo, sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto. Refogue a cebola e o alho no óleo até que estejam macios. Junte os tomates e cozinhe em fogo baixo até que estejam desmanchados. Tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto. Se quiser, bata o molho no liquidificador para ficar mais homogêneo.
  • Como variar o bife a parmegiana? Você pode variar o bife a parmegiana usando outros tipos de carne, como frango, porco ou peixe. Você também pode usar outros tipos de queijo, como provolone, prato ou parmesão. Outra opção é acrescentar outros ingredientes ao molho, como azeitonas, cogumelos, manjericão ou bacon.

Veja também: https://milgrauapps.com/tabule-de-atum/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/como-fazer-bolo-de-leite-com-leite-de-coco/

Conclusão

O bife a parmegiana é uma receita que faz sucesso em qualquer mesa, pois é saborosa, fácil e versátil. É uma receita que pode ser feita em qualquer dia da semana, pois não requer muito tempo nem habilidade na cozinha. Experimente fazer essa receita em casa e surpreenda a sua família e os seus amigos com esse prato delicioso.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que tenha aprendido um pouco mais sobre o bife a parmegiana. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *