Pular para o conteúdo

Bobó de frango

BOBÓ DE FRANGO CREMOSO SIMPLES E FÁCIL | DICAS DA VALL - YouTube

Você já experimentou bobó de frango? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que combina frango desfiado com um creme de mandioca, leite de coco e temperos variados. É um prato saboroso, nutritivo e fácil de fazer, que pode ser servido com arroz branco, farofa ou pão. Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre a origem dessa receita, como prepará-la passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e outras três receitas com a palavra-chave do tema. Vamos lá?

Como surgiu essa receita?

O bobó de frango é uma adaptação do bobó de camarão, que é uma receita de origem africana, trazida pelos escravos para o Brasil. O bobó de camarão é feito com camarões refogados com cebola, alho, tomate e coentro, e depois misturados com um creme de mandioca cozida e leite de coco. O prato é típico da Bahia, mas se espalhou por todo o país, ganhando variações regionais.

Uma dessas variações é o bobó de frango, que substitui os camarões pelo frango desfiado. Essa troca pode ter sido motivada por questões econômicas, já que o frango é mais barato e acessível do que o camarão, ou por questões de gosto pessoal, já que nem todo mundo gosta ou pode comer frutos do mar. O bobó de frango é mais comum no sudeste e no centro-oeste do Brasil, mas também pode ser encontrado em outras regiões.

Como fazer essa receita?

Para fazer o bobó de frango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de peito de frango cozido e desfiado
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de coentro picado
  • 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê (opcional)

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  2. Junte o frango desfiado, os tomates, o sal, a pimenta e o coentro e misture bem.
  3. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
  4. Em outra panela, cozinhe a mandioca na água até ficar bem macia.
  5. Escorra a água e bata a mandioca no liquidificador com o leite de coco até formar um creme homogêneo.
  6. Transfira o creme para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
  7. Se quiser, acrescente o azeite de dendê e misture bem.
  8. Coloque o creme em um refratário grande e espalhe o refogado de frango por cima.
  9. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos ou até dourar ligeiramente.
  10. Sirva quente com arroz branco, farofa ou pão.

Dúvidas comuns sobre o tema

Receita de Bobó de frango, enviada por tudogostoso - TudoGostoso

Algumas dúvidas que podem surgir sobre o bobó de frango são:

  • Posso usar outro tipo de carne no lugar do frango? Sim, você pode usar carne bovina, suína ou até mesmo peixe no lugar do frango, desde que esteja cozida e desfiada. O sabor vai mudar um pouco, mas o resultado também será delicioso.
  • Posso usar outro tipo de raiz no lugar da mandioca? Sim, você pode usar batata, batata-doce ou inhame no lugar da mandioca, seguindo o mesmo processo de cozimento e batimento. O creme vai ficar com uma textura e um sabor diferentes, mas também vai combinar bem com o frango.
  • Posso fazer o bobó de frango sem leite de coco? Sim, você pode fazer o bobó de frango sem leite de coco, substituindo-o por leite comum, creme de leite ou iogurte natural. O creme vai ficar mais branco e menos saboroso, mas ainda assim será uma boa opção.
  • Posso fazer o bobó de frango sem azeite de dendê? Sim, você pode fazer o bobó de frango sem azeite de dendê, omitindo-o ou substituindo-o por outro tipo de óleo vegetal. O azeite de dendê é um ingrediente típico da culinária baiana, que dá uma cor e um aroma característicos ao prato, mas nem todo mundo gosta ou tem acesso a ele.

Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema

Se você gostou do bobó de frango, que tal experimentar outras receitas com a palavra-chave do tema? Aqui estão mais três sugestões para você:

  • Frango ao molho de coco: tempere pedaços de frango com sal, pimenta, alho e limão e frite-os em óleo até dourarem. Em uma panela, refogue cebola e tomate picados e junte leite de coco, extrato de tomate, sal e pimenta. Cozinhe em fogo baixo até formar um molho cremoso. Coloque o frango em um refratário e cubra com o molho. Leve ao forno por 15 minutos e sirva com arroz e salada.
  • Frango xadrez: corte peito de frango em cubos e tempere com sal, pimenta e amido de milho. Frite-os em óleo quente até ficarem crocantes. Em outra panela, refogue cebola, pimentão verde, pimentão vermelho e cenoura picados. Junte molho de soja, vinagre, açúcar, sal e pimenta e cozinhe até engrossar. Junte o frango frito e misture bem. Sirva com arroz branco ou macarrão.
  • Frango à parmegiana: tempere filés de frango com sal, pimenta e alho e passe-os por farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca. Frite-os em óleo quente até dourarem. Em uma panela, faça um molho com tomates pelados, cebola, alho, sal, pimenta e orégano. Cozinhe até reduzir. Coloque os filés em um refratário e cubra com o molho e fatias de mussarela. Leve ao forno até derreter o queijo. Sirva com purê de batatas ou espaguete.

Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-macarrao-ao-molho-cheddar/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-de-fuba-com-queijo-e-goiabada/

Conclusão

MELHOR RECEITA DE BOBÓ DE FRANGO COM MANDIOCA | RECEITA FÁCIL E PRÁTICA -  YouTube

Neste artigo, você aprendeu como fazer bobó de frango, uma receita típica da culinária brasileira que leva frango desfiado e creme de mandioca com leite de coco. Você também conheceu a origem dessa receita, as dúvidas mais comuns sobre o tema e outras três receitas com a palavra-chave do tema. Esperamos que você tenha gostado e se inspirado para cozinhar essa delícia em casa. Se você tiver alguma opinião sincera ou sugestão sobre esse artigo, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela sua atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *