- Coloque os ovos, o açúcar e a canela em pó em uma tigela, adicione aos poucos o polvilho até formar uma massa em ponto de fazer uma bolinha e, ao colocá-la sobre a mesa, ela não se esparrame.
- Faça bolinhos pequenos e frite-os em óleo.
- Cuidado com a temperatura do óleo ao colocá-los para fritar, pois em óleo muito quente, ao se colocar os bolinhos para fritar, ele espirrará.
- O ideal é aquecer um pouco o óleo, somente amorná-lo, em fogo médio, então colocar os bolinhos, deixando o óleo aquecer até o ponto de fritura. O bolinho fica bem sequinho e não encharca.
Pronto! Agora é só se deliciar com essa receita. Você pode polvilhar mais açúcar e canela por cima, se quiser, ou servir com mel, geleia, doce de leite ou o que preferir.
Dúvidas comuns sobre o bolinho nordestino
Você pode ter algumas dúvidas sobre o bolinho nordestino, como:
- Posso usar outro tipo de polvilho? Não, o polvilho doce é o ideal para essa receita, pois tem uma textura mais fina e macia. O polvilho azedo, usado para fazer pão de queijo, por exemplo, tem uma textura mais grossa e ácida, e não vai dar o mesmo resultado.
- Posso assar o bolinho em vez de fritar? Não, o bolinho nordestino é uma receita que deve ser frita, pois é assim que ele fica crocante por fora e macio por dentro. Se você assar, ele vai ficar seco e duro.
- Posso congelar o bolinho nordestino? Sim, você pode congelar o bolinho nordestino depois de frito, em um recipiente fechado, por até 3 meses. Para descongelar, basta colocar em uma assadeira e levar ao forno médio por alguns minutos, até aquecer.
- Posso fazer o bolinho nordestino com outros sabores? Sim, você pode variar o sabor do bolinho nordestino, adicionando coco ralado, queijo ralado, goiabada, chocolate ou o que quiser à massa. Só tome cuidado para não deixar a massa muito mole ou muito seca, pois isso pode dificultar na hora de modelar e fritar.
Veja também: https://milgrauapps.com/quadradinhos-de-chocolate/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-vulcao-ninho-com-nutella-uma-explosao-de-sabor/
Mais 3 receitas com a palavra-chave bolinho nordestino
Se você gostou do bolinho nordestino, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave? Veja a seguir mais 3 receitas que vão te surpreender:
- Bolinho nordestino de carne de fumeiro: esse é um salgado típico do Nordeste, que leva carne de fumeiro, que é uma carne de porco defumada, arroz cozido, cebola, coentro, queijo coalho e farinha de rosca. O bolinho é recheado com o queijo, empanado e frito, e fica uma delícia.
- Bolinho nordestino de brócolis assado: essa é uma opção mais saudável e vegetariana de bolinho, que leva brócolis, cebola, ovo, farinha de mandioca ou de rosca, queijo ralado, pimenta e sal. O bolinho é assado no forno e fica crocante e saboroso.
- Bolinho nordestino de batata: esse é um bolinho simples e fácil de fazer, que leva batatas cozidas e amassadas, queijo parmesão, ovo, cebola, cheiro verde, farinha de trigo e sal. O bolinho é frito em óleo quente e fica macio e dourado.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o bolinho nordestino, uma receita tradicional da região Nordeste do Brasil, que leva polvilho doce, ovos, açúcar e canela. Você também conheceu um pouco da história dessa receita, que tem origem indígena, portuguesa ou africana, dependendo da versão.
Além disso, você tirou algumas dúvidas comuns sobre o bolinho nordestino, como o tipo de polvilho, o modo de preparo, o congelamento e os sabores.
Por fim, você viu mais 3 receitas com a palavra-chave bolinho nordestino, que são o bolinho de carne de fumeiro, o bolinho de brócolis assado e o bolinho de batata.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o bolinho nordestino em casa. É uma receita simples, mas muito gostosa, que vai agradar a todos.
Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e se tiver alguma sugestão ou opinião, deixe nos comentários. Até a próxima!