- 1 kg de aipim descascado e ralado
- 4 ovos
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de leite
- 100 g de manteiga derretida
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
O modo de preparo é simples:
- Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma retangular de 30 x 20 cm.
- Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar, até formar um creme claro e fofo.
- Adicione o leite, a manteiga, o fermento e o sal, e misture bem.
- Junte o aipim ralado, e mexa delicadamente com uma colher, até incorporar à massa.
- Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula.
- Leve ao forno por cerca de 50 minutos, ou até que esteja dourado e firme.
- Deixe o bolo esfriar na forma por 10 minutos, e depois corte em quadrados e sirva a seu gosto.
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o bolo de aipim cremoso são:
- O que é aipim? É uma raiz tuberosa, originária da América do Sul, que pertence à família das Euforbiáceas. Ele tem uma casca marrom e uma polpa branca, que pode ser cozida, frita, assada ou usada em receitas. Ele também é chamado de mandioca, macaxeira, maniva, cassava ou yuca, dependendo da região.
- Como descascar e ralar o aipim? Para descascar o aipim, você deve cortar as pontas e fazer um corte longitudinal na casca, com uma faca afiada. Depois, puxe a casca com as mãos, até retirar toda a parte marrom. Em seguida, lave bem o aipim e corte em pedaços menores. Para ralar o aipim, você pode usar um ralador manual ou elétrico, ou um processador de alimentos, com a lâmina mais fina. Rale o aipim no sentido do comprimento, e esprema bem para retirar o excesso de líquido.
- Como deixar o bolo de aipim mais cremoso? O segredo para deixar o bolo de aipim mais cremoso é não cozinhar o aipim antes de ralar, e usar uma quantidade adequada de leite e manteiga na massa. Além disso, você pode adicionar um pouco de leite condensado, creme de leite ou coco ralado, para dar mais sabor e umidade ao bolo.
- Como variar o bolo de aipim cremoso? O bolo de aipim cremoso pode ser variado de várias formas, como por exemplo:
- Adicionando frutas cristalizadas, passas, nozes ou castanhas, picadas na massa, para dar um toque de sabor e crocância.
- Cobrindo o bolo com uma calda de açúcar, leite de coco, canela e cravo, para fazer uma casquinha doce e aromática.
- Recheando o bolo com goiabada, queijo, doce de leite ou brigadeiro, e cortando em camadas, para fazer um bolo mais recheado e incrementado.
- Substituindo parte do açúcar por mel, rapadura, açúcar mascavo ou demerara, para fazer um bolo mais escuro e com um sabor mais intenso.
Veja também: https://milgrauapps.com/1-risoto-para-diabeticos/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/noites-tranquilas-garantidas-experimente-essas-5-receitas-para-dormir-melhor/
Mais 2 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do bolo de aipim cremoso, que tal experimentar outras receitas com o mesmo ingrediente? Aqui estão mais três sugestões para você se deliciar:
- Pudim de aipim: Em um liquidificador, bata 500 g de aipim cozido e picado, 1 lata de leite condensado, 4 ovos, 2 xícaras de chá de leite e 1 colher de sopa de manteiga, até ficar homogêneo. Despeje em uma forma de pudim caramelizada, e leve ao forno em banho-maria, por cerca de 1 hora, ou até que esteja firme. Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva gelado.
- Escondidinho de aipim: Em uma panela, refogue 500 g de carne seca dessalgada e desfiada, com 2 colheres de sopa de óleo, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta a gosto. Reserve. Em outra panela, cozinhe 1 kg de aipim descascado e picado, em água fervente, até ficar macio. Escorra e amasse com um garfo, ou passe pelo espremedor. Junte 1 xícara de chá de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e noz-moscada a gosto, e misture bem, até formar um purê. Em um refratário untado, espalhe metade do purê, cubra com a carne seca refogada, e finalize com o restante do purê. Polvilhe 200 g de queijo muçarela ralado, e leve ao forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 20 minutos, ou até que esteja dourado e borbulhante. Sirva quente, acompanhado de salada verde