Pular para o conteúdo

Bolo sopa paraguaia

  • 500 gramas de flocos de milho (flocão)
  • 200 gramas de queijo meia cura ou minas padrão
  • 2 cebolas médias
  • 3 ovos
  • 1 litro de leite
  • ½ xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1½ colheres de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino

O modo de preparo é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Pique as cebolas e leve ao fogo médio-baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.
  2. Quando a cebola estiver macia, retire para uma tigela ou para o copo do liquidificador. Adicione os ingredientes líquidos (o leite, os ovos batidos e o óleo) e bata para misturar tudo.
  3. Em seguida coloque o flocão e o queijo picado ou ralado. Misture bem e, por fim, incorpore o fermento e tempere com sal e pimenta a gosto. Se a sua sopa paraguaia ficar numa consistência quase líquida não se preocupe, é assim mesmo.
  4. Verta esta sopa paraguaia com flocos de milho numa forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 50 a 60 minutos. Depois destape e deixe por mais 10 minutos, ou até ficar douradinha, praticamente gratinada.
  5. Retire do forno e deixe seu bolo sopa paraguaia esfriar um pouco antes de cortar. Está pronto! Sirva como refeição principal, acompanhada de salada simples.

Dúvidas comuns sobre o tema

Você pode ter algumas dúvidas sobre a sopa paraguaia, como por exemplo:

  • Posso usar fubá ou fubá saboró no lugar do flocão? Não, a receita original leva flocos de milho, que são diferentes do fubá ou do fubá saboró. O flocão é mais grosso e absorve mais líquido, dando a textura ideal para a sopa paraguaia. Se você usar fubá ou fubá saboró, o resultado será um bolo mais seco e menos cremoso.
  • Posso variar o recheio da sopa paraguaia? Sim, você pode acrescentar outros ingredientes a gosto, como milho, carne seca, tomate, bacon, presunto, etc. Mas lembre-se de não exagerar na quantidade, para não alterar a consistência da massa.
  • Posso congelar a sopa paraguaia? Sim, você pode congelar a sopa paraguaia em pedaços, embrulhados em papel alumínio ou filme plástico, por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao forno ou ao micro-ondas, até aquecer bem.

Mais 3 receitas com a palavra chave do tema

Se você gostou da receita de sopa paraguaia, que tal experimentar outras três variações com a mesma palavra-chave? Confira as sugestões abaixo:

  • Sopa paraguaia de liquidificador: essa receita é mais prática e rápida, pois bate todos os ingredientes no liquidificador. Ela leva fubá, leite, ovos, óleo, queijo, cebola e fermento. Fica pronta em 40 minutos e rende 24 porções.
  • Sopa paraguaia de milharina: essa receita é mais cremosa e saborosa, pois usa milharina no lugar do fubá. Ela leva leite, milharina, ovos, queijo minas, cebola, margarina, fermento e sal. Fica pronta em 1 hora e 10 minutos e rende uma forma grande.
  • [Sopa paraguaia com carne moída]: essa receita é mais completa e nutritiva, pois adiciona carne moída ao recheio. Ela leva fubá, leite, ovos, óleo, queijo, cebola, fermento, sal, pimenta, alho, carne moída, tomate, cheiro verde e azeitonas. Fica pronta em 1 hora e rende 12 porções.

Veja também: https://milgrauapps.com/doce-do-ceu/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/como-fazer-um-churrasco-perfeito/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer bolo sopa paraguaia, um prato tradicional do Paraguai que também é muito apreciado em outras regiões da América do Sul. Você conheceu a origem, os ingredientes e o modo de preparo dessa receita, além de tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema. Você também conferiu outras três variações com a mesma palavra-chave, para variar o cardápio e surpreender a família e os amigos.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de experimentar essa delícia. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e se tem alguma sugestão. Até a próxima!

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *