- 500 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de óleo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 lata de creme de leite
- 200 g de queijo muçarela ralado
- 4 batatas grandes cozidas e amassadas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de leite
- Salsinha picada a gosto
O modo de preparo é bem simples, basta seguir os passos abaixo:
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo até dourarem. Junte a carne moída e tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até a carne ficar bem soltinha e sequinha. Reserve.
- Em uma tigela, misture o milho e o creme de leite. Reserve.
- Em outra panela, leve ao fogo baixo a batata, a manteiga, o leite e sal a gosto. Mexa bem até formar um purê cremoso. Reserve.
- Em um refratário untado, espalhe metade do purê de batata. Por cima, distribua a carne moída. Cubra com a mistura de milho e creme de leite. Polvilhe o queijo ralado. Finalize com a outra metade do purê de batata, alisando bem a superfície.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
- Retire do forno, salpique a salsinha e sirva em seguida.
Dúvidas comuns sobre caçarola caipira
A caçarola caipira é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Por isso, separamos as perguntas mais frequentes sobre o tema e as suas respectivas respostas. Confira:
- Posso usar outro tipo de carne no lugar da carne moída?
Sim, você pode usar frango desfiado, carne seca, linguiça ou até mesmo atum. O importante é que a carne esteja bem temperada e cozida antes de ir ao forno. - Posso usar outro tipo de queijo no lugar da muçarela?
Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, como prato, provolone, parmesão ou cheddar. O queijo vai derreter e formar uma casquinha crocante por cima da caçarola. - Posso usar outro tipo de legume no lugar do milho?
Sim, você pode usar ervilha, cenoura, vagem, brócolis ou o que mais gostar. O legume vai dar mais cor e sabor ao prato, além de aumentar o seu valor nutritivo. - Posso congelar a caçarola caipira?
Sim, você pode congelar a caçarola caipira por até 3 meses em um recipiente bem fechado. Para descongelar, basta levar ao forno por cerca de 40 minutos ou até aquecer bem.
Veja também: https://milgrauapps.com/omelete-de-forno-com-legumes/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-brilho-do-ouro-uma-delicia-de-sabor-e-elegancia/
Outras receitas com caçarola
Se você gostou da caçarola caipira, vai adorar conhecer outras receitas com caçarola que também são deliciosas e fáceis de fazer. Veja só:
- Caçarola italiana: uma sobremesa feita com ovos, leite condensado, leite, queijo ralado e coco ralado, que fica com uma textura macia e úmida.
- Caçarola de frango com legumes: uma refeição completa feita com frango cozido e desfiado, legumes variados, creme de leite, queijo e batata palha.
- Caçarola de banana: uma sobremesa feita com bananas maduras, açúcar, canela, ovos, leite, farinha de trigo e fermento, que fica com uma casquinha crocante e um recheio cremoso.
Conclusão
A caçarola caipira é uma receita que faz sucesso em qualquer ocasião, pois é saborosa, nutritiva e fácil de fazer. Você só precisa de carne moída, milho, queijo, batata e alguns temperos para preparar essa delícia.
Neste artigo, você aprendeu como surgiu essa receita, como fazê-la passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conheceu outras receitas com caçarola. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha gastronômica.
E aí, gostou do artigo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!