Pular para o conteúdo

Canjica caseira

 

A canjica é um prato tradicional da culinária brasileira, que consiste em um mingau feito com milho branco cozido em leite e açúcar, aromatizado com canela e cravo. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva, que pode ser servida quente ou fria, como sobremesa ou lanche. A canjica é também um dos quitutes mais populares das festas juninas, que celebram os santos católicos do mês de junho.

Mas você sabe como surgiu essa receita? E como fazer uma canjica caseira deliciosa e cremosa? Neste artigo, vamos contar um pouco da história da canjica, ensinar o passo a passo para prepará-la e tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema. Além disso, vamos sugerir mais três receitas com a palavra-chave canjica, para você variar o cardápio e se deliciar com essa iguaria. Vamos lá?

Como surgiu a canjica?

A origem da canjica está ligada à cultura indígena, que já consumia o milho como um alimento básico. Os índios preparavam um mingau com o milho cozido em água, chamado de canjiquinha. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a receita foi adaptada com a adição de leite, açúcar e especiarias, que eram trazidos da Europa e da Ásia. Assim, a canjica ganhou um sabor mais doce e aromático, e se tornou um prato típico da culinária brasileira.

A canjica também tem uma forte ligação com as festas juninas, que são uma herança da tradição portuguesa de celebrar os santos do mês de junho, como São João, São Pedro e Santo Antônio. Essas festas coincidem com a época da colheita do milho, que é um dos principais ingredientes dos quitutes juninos. Por isso, a canjica é um dos pratos mais servidos nessas ocasiões, junto com outras delícias como o bolo de milho, a pamonha, o curau e o pé de moleque.

Como fazer canjica caseira?

Receita de uma perfeita canjica caseira deliciosa

Fazer canjica caseira é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes simples, que você provavelmente já tem em casa, e de uma panela de pressão. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Ingredientes

  • 500 g de milho branco para canjica
  • 2 litros de água
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 4 cravos-da-índia
  • Coco ralado a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Lave o milho e deixe de molho em água por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
  2. Escorra o milho e coloque em uma panela de pressão com os 2 litros de água. Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos, ou até o milho ficar macio.
  3. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela e escorra o excesso de água, se houver. Reserve o milho cozido na panela.
  4. Em uma panela à parte, aqueça o leite, o leite condensado, o açúcar, a canela e o cravo, mexendo bem até dissolver o açúcar. Deixe ferver por 10 minutos, ou até engrossar um pouco.
  5. Despeje a mistura de leite sobre o milho cozido e misture bem. Leve ao fogo baixo e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso.
  6. Sirva a canjica quente ou fria, polvilhada com coco ralado, se desejar.

Dúvidas comuns sobre canjica

Receitas de Canjica - Caldo Bom

A canjica é um prato simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Por isso, separamos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a esclarecer as principais questões sobre o tema. Confira:

  • Qual a diferença entre canjica e mungunzá?

A canjica e o mungunzá são dois nomes diferentes para o mesmo prato, que varia de acordo com a região do Brasil. No Sul e no Sudeste, o mingau de milho branco é chamado de canjica, enquanto no Nordeste e no Norte, ele é conhecido como mungunzá. Já no Centro-Oeste, o termo canjica se refere ao mingau de milho amarelo, que também é chamado de curau em outras regiões.

  • Posso usar milho verde para fazer canjica?

Não, o milho verde não é adequado para fazer canjica, pois ele tem uma textura mais firme e um sabor mais adocicado. O milho verde é usado para fazer outras receitas, como o curau, a pamonha e o bolo de milho. Para fazer canjica, você deve usar o milho branco, que é um tipo de milho seco, que precisa ser hidratado antes de cozinhar.

  • Posso substituir o leite condensado por outro ingrediente?

Sim, você pode substituir o leite condensado por outro ingrediente que dê cremosidade e doçura à canjica, como o creme de leite, o leite de coco, o iogurte ou o doce de leite. Nesse caso, você deve ajustar a quantidade de açúcar, para não ficar muito doce ou muito sem graça.

  • Posso acrescentar outros ingredientes à canjica?

Sim, você pode incrementar a sua canjica com outros ingredientes que combinem com o sabor do milho, como o coco, a amendoim, a castanha, a noz, a uva passa, o damasco, o chocolate, a baunilha, o café, o leite em pó, o queijo, a goiabada, o doce de abóbora, a paçoca, o pé de moleque, o vinho, a cachaça, o licor, etc. Use a sua criatividade e o seu paladar para criar novas versões da canjica.

Mais 3 receitas com canjica

Canjica Cremosa - Inter Supermercados

Se você gostou da receita de canjica caseira, que tal experimentar outras receitas com canjica? Selecionamos mais três opções que vão te surpreender e te deixar com água na boca. Veja:

  • Canjica com leite ninho: para fazer essa receita, você deve seguir o mesmo passo a passo da canjica caseira, mas substituir o leite condensado por 1 xícara de chá de leite em pó. Depois de pronta, polvilhe mais leite em pó por cima da canjica e sirva. Fica uma delícia!
  • Canjica com chocolate: para fazer essa receita, você deve seguir o mesmo passo a passo da canjica caseira, mas acrescentar 200 g de chocolate meio amargo picado à mistura de leite, depois que ela ferver. Mexa bem até o chocolate derreter e se incorporar ao leite. Depois de pronta, sirva a canjica com raspas de chocolate por cima. Fica irresistível!
  • Canjica com paçoca: para fazer essa receita, você deve seguir o mesmo passo a passo da canjica caseira, mas acrescentar 10 paçocas esfareladas à mistura de leite, depois que ela ferver. Mexa bem até a paçoca se dissolver e dar sabor ao leite. Depois de pronta, sirva a canjica com mais paçoca esfarelada por cima. Fica sensacional!

Veja também: https://milgrauapps.com/chuchu-com-molho-branco/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/deliciosa-salada-tropical/

Conclusão

A canjica é um prato típico da culinária brasileira, que tem origem indígena e é muito consumido nas festas juninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *