Pular para o conteúdo

Como fazer 1 Mojito tradicional

Mojito

Você já se perguntou como surgiu o mojito, esse delicioso coquetel cubano que refresca os dias quentes e anima as noites festivas? Neste artigo, você vai conhecer a origem e a história dessa bebida, aprender a fazer a receita clássica e descobrir algumas variações para experimentar em casa. Prepare-se para se apaixonar pelo mojito!

Como surgiu Mojito tradicional

Mojito

O mojito é uma bebida que tem raízes na cultura africana, indígena e espanhola. A palavra “mojito” vem do termo africano “mojo”, que significa “molho” ou “encanto”. Segundo uma das versões, os escravos africanos que trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar em Cuba usavam o rum, o limão, a hortelã e o açúcar para fazer um remédio caseiro contra doenças e dores. Essa mistura era chamada de “mojo de ron” ou “mojito de ron”.

Outra versão afirma que o mojito foi criado pelos indígenas taínos, que habitavam as ilhas do Caribe antes da chegada dos espanhóis. Eles usavam uma erva chamada “yerbabuena”, que significa “boa erva”, para fazer um chá medicinal com limão e mel. Os espanhóis, que trouxeram o rum para a região, adicionaram a bebida alcoólica ao chá e criaram o “mojito”.

Há ainda quem diga que o mojito foi inspirado no “el draque”, um coquetel feito com aguardente de cana, limão, hortelã e açúcar, que era consumido pelo famoso pirata inglês Francis Drake e seus homens quando navegavam pelo Caribe no século XVI. O nome “el draque” seria uma homenagem ao apelido do pirata, “El Dragón”.

Seja qual for a verdadeira origem do mojito, o fato é que ele se tornou uma das bebidas mais populares e famosas de Cuba, sendo apreciado por personalidades como Ernest Hemingway, Ava Gardner, Nat King Cole e Fidel Castro. O mojito também se espalhou pelo mundo, ganhando diversas versões e sabores.

Como fazer essa receita

Para fazer um mojito tradicional, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 50 ml de rum branco
  • 1 limão
  • 10 folhas de hortelã
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Água com gás ou club soda
  • Gelo

O modo de preparo é simples:

  • Em um copo alto, coloque o açúcar e o suco de meio limão. Misture bem até dissolver o açúcar.
  • Adicione as folhas de hortelã e macere-as levemente com um pilão ou uma colher.
  • Acrescente o rum e complete com água com gás ou club soda.
  • Adicione gelo a gosto e decore com uma rodela de limão e uma folha de hortelã.
  • Aproveite o seu mojito!

Dúvidas comuns sobre o tema

Mojito

Você pode ter algumas dúvidas sobre o mojito, como:

  • Qual é a melhor marca de rum para fazer mojito? Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois depende do seu gosto pessoal e do seu orçamento. Mas algumas marcas que são bem recomendadas são: Havana Club, Bacardi, Matusalem e Malibu.
  • Posso usar outro tipo de limão ou outra fruta? O limão mais usado para fazer mojito é o tahiti, que tem um sabor mais ácido e menos doce. Mas você pode usar outro tipo de limão ou até mesmo outra fruta cítrica, como laranja, tangerina ou maracujá. O importante é que a fruta combine com o rum e a hortelã.
  • Posso substituir a hortelã por outra erva? A hortelã é um dos ingredientes essenciais do mojito, pois dá um toque refrescante e aromático à bebida. Mas se você não tiver ou não gostar de hortelã, pode tentar usar outra erva, como manjericão, alecrim ou capim-limão. O resultado pode ser diferente, mas ainda assim saboroso.

Mais 3 receitas com a palavra chave do tema

Se você gostou do mojito tradicional, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra chave? Aqui estão algumas sugestões:

  • Mojito de morango: adicione morangos picados ao copo antes de macerar as folhas de hortelã. Você também pode usar xarope de morango no lugar do açúcar.
  • Mojito de coco: use leite de coco no lugar da água com gás ou club soda. Você também pode usar rum de coco no lugar do rum branco.
  • Mojito de abacaxi: adicione pedaços de abacaxi ao copo antes de macerar as folhas de hortelã. Você também pode usar suco de abacaxi no lugar do suco de limão.

Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-churros/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-de-goiabada-com-queijo/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu um pouco sobre a origem e a história do mojito, um coquetel cubano que conquistou o mundo. Você também aprendeu a fazer a receita clássica e algumas variações para variar o sabor. Agora é só escolher a sua preferida e se deliciar com essa bebida refrescante e divertida. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *