- 500 g de carne bovina (contrafilé, alcatra ou filé mignon)
- 1/4 de xícara (chá) de molho de soja
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de saquê ou vinho branco
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 1 cebola fatiada
- 4 cebolinhas picadas
- 1 cenoura ralada
- 1 colher (chá) de sementes de gergelim torradas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo para untar
O modo de preparo é o seguinte:
- Corte a carne em fatias bem finas, quase transparentes. Você pode usar um cortador de frios ou congelar a carne por cerca de 30 minutos antes de cortar, para facilitar.
- Em uma tigela, misture o molho de soja, o açúcar, o saquê, o óleo de gergelim, o alho, o gengibre, o sal e a pimenta, até formar um molho homogêneo. Reserve.
- Em outra tigela, coloque a carne e despeje metade do molho por cima. Misture bem, para que a carne fique bem envolvida pelo molho. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, para marinar.
- Aqueça uma churrasqueira, uma frigideira ou uma panela elétrica em fogo alto. Unte com um pouco de óleo e grelhe as fatias de carne, virando de vez em quando, até que estejam douradas e cozidas por dentro. Você pode fazer isso em etapas, para não sobrecarregar a superfície de cozimento.
- Transfira a carne para uma travessa e mantenha aquecida. Na mesma superfície de cozimento, refogue a cebola, a cebolinha e a cenoura, até que estejam macias e douradas. Tempere com sal e pimenta, se necessário.
- Sirva o bulgogi com o restante do molho, as sementes de gergelim e os acompanhamentos de sua preferência, como arroz, alface, kimchi, pasta de pimenta, pasta de soja fermentada e alho cru.
Veja também: https://milgrauapps.com/bolo-recheado-no-forno/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/file-mignon-suino-delicadeza-e-sabor-em-uma-unica-receita/
Quais são as dúvidas comuns sobre o tema?
Algumas dúvidas que podem surgir sobre essa receita são:
- Posso usar outro tipo de carne para fazer o bulgogi? Sim, você pode usar o tipo de carne que preferir, como suína, frango, peru ou cordeiro. O importante é que a carne esteja cortada em fatias finas e marinada no molho. Você também pode usar frutos do mar, como camarão, lula ou polvo, para fazer uma versão diferente de bulgogi.
- Posso fazer o bulgogi sem álcool? Sim, você pode fazer o bulgogi sem álcool, se quiser. O saquê ou o vinho branco são usados para dar um sabor extra ao molho e para ajudar a amaciar a carne, mas você pode substituí-los por água, suco de maçã ou de abacaxi, ou caldo de carne.
- Posso fazer o bulgogi com antecedência? Sim, você pode fazer o bulgogi com antecedência, se quiser. Você pode deixar a carne marinando no molho na geladeira por até 24 horas, ou congelar por até 3 meses. Na hora de servir, basta descongelar e grelhar a carne normalmente. Você também pode grelhar a carne e guardar na geladeira por até 3 dias, ou congelar por até 3 meses. Na hora de servir, basta aquecer a carne no micro-ondas, no forno ou na frigideira.
Quais são mais uma receita com a palavra chave do tema?
Se você gostou dessa receita de bulgogi, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra chave? Aqui estão mais três sugestões para você:
- Bulgogi de cogumelos: Essa é uma ótima opção para os vegetarianos ou para quem quer variar o cardápio. Basta substituir a carne por cogumelos fatiados, como shiitake, shimeji ou portobello, e seguir o mesmo modo de preparo do bulgogi tradicional. Você pode servir com arroz, alface, kimchi e outros acompanhamentos.