Pular para o conteúdo

Como fazer Panetone Tradicional

Receita de panetone caseiro - TudoGostoso

O panetone é um dos símbolos do Natal no Brasil e em muitos outros países. Mas você sabe como surgiu essa delícia? E como fazer um panetone caseiro e saboroso? Neste artigo, vamos contar a história do panetone, ensinar uma receita simples e tirar algumas dúvidas comuns sobre esse pão doce recheado de frutas cristalizadas e passas.

A origem do panetone

Receita de Panetone tradicional para fazer em casa

Existem várias lendas sobre a origem do panetone, mas a mais famosa é a que envolve um jovem chamado Toni, que trabalhava na padaria de um nobre milanês no século XV. Segundo a lenda, Toni se apaixonou pela filha do seu patrão e quis impressioná-la com um pão especial para o Natal. Ele misturou farinha, ovos, manteiga, açúcar, frutas cristalizadas e passas e assou a massa em uma forma alta. O resultado foi um pão macio, aromático e delicioso, que encantou a todos na festa. O pão ficou conhecido como “pane di Toni” (pão de Toni), que depois virou “panettone” (pãozinho grande).

Outra versão da história diz que o panetone foi criado por um monge chamado Antonio, que queria alegrar os pobres no Natal. Ele teria usado os ingredientes que sobraram na cozinha do convento para fazer um pão doce e distribuiu para as pessoas carentes. O pão foi chamado de “pane di Antonio” (pão de Antonio), que também se transformou em “panettone”.

Seja qual for a verdadeira origem do panetone, o fato é que ele se tornou uma tradição natalina na Itália e depois se espalhou pelo mundo, ganhando diversas variações e sabores.

Como fazer panetone tradicional

Panetone e chocotone: receitas caseiras e tradicionais para a ceia de Natal  | nutrição | ge

Fazer um panetone caseiro não é tão difícil quanto parece. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga
  • 6 ovos
  • 50 g de fermento biológico fresco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 200 g de frutas cristalizadas
  • 100 g de uvas passas
  • Raspas de 1 limão
  • Raspas de 1 laranja

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela grande, dissolva o fermento em um pouco de água morna e acrescente duas colheres (sopa) de açúcar e duas xícaras (chá) de farinha. Misture bem e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até formar uma esponja.
  2. Em outra tigela, bata os ovos com o restante do açúcar, o sal e a baunilha. Junte a manteiga derretida e misture bem.
  3. Adicione a esponja de fermento à mistura de ovos e mexa bem. Aos poucos, vá acrescentando o restante da farinha, sovando a massa até ficar lisa e homogênea.
  4. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove mais um pouco, incorporando as frutas cristalizadas, as passas e as raspas de limão e laranja.
  5. Divida a massa em duas partes iguais e modele em forma de bola. Coloque cada bola em uma forma redonda e alta, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixe crescer por cerca de duas horas, ou até dobrar de volume.
  6. Faça um corte em forma de cruz na superfície dos panetones e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até dourar.
  7. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Dúvidas comuns sobre o panetone

  • Posso substituir as frutas cristalizadas e as passas por outros ingredientes? Sim, você pode usar outros tipos de frutas secas, como damasco, figo, ameixa, tâmara, etc. Você também pode usar chocolate picado, doce de leite, creme de avelã, goiabada, etc. Use a sua criatividade e o seu paladar para criar o seu panetone personalizado.
  • Posso usar fermento químico em vez de fermento biológico? Não, o fermento químico não é adequado para fazer panetone, pois ele não dá a mesma leveza e maciez que o fermento biológico. O fermento químico é usado para bolos e biscoitos, que têm uma massa mais pesada e densa.
  • Como conservar o panetone? O panetone pode ser conservado em um recipiente fechado, em temperatura ambiente, por até uma semana. Se você quiser que ele dure mais tempo, você pode congelá-lo em fatias, envolvidas em papel alumínio ou filme plástico, por até três meses. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente por algumas horas ou aquecer no micro-ondas por alguns segundos.

Veja também: https://milgrauapps.com/pao-de-lo-de-nutella/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/cuscuz-recheado-de-micro-ondas-receita-pratica-e-saborosa/

Conclusão

O panetone é um pão doce típico do Natal, que tem uma origem curiosa e um sabor irresistível. Você pode fazer o seu próprio panetone em casa, seguindo a receita tradicional ou adaptando ao seu gosto. O panetone é uma ótima opção para presentear os seus amigos e familiares ou para saborear com um café ou um vinho.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido um pouco mais sobre o panetone. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. E se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Feliz Natal! 🎄

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *