Ingredientes
- 1 couve flor média
- 2 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 xícara de queijo muçarela ralado
- 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
- 1/4 de xícara de farinha de rosca
Modo de preparo
- Lave bem a couve flor e corte-a em buquês pequenos. Cozinhe-os em água fervente com sal por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem macios, mas não desmanchem. Escorra e reserve.
- Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe por alguns minutos, até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um molho branco cremoso. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Em um refratário untado com manteiga, distribua os buquês de couve flor. Cubra com o molho branco e polvilhe os queijos ralados e a farinha de rosca por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo derreta e fique dourado.
- Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de arroz, salada ou o que preferir.
Dúvidas comuns sobre couve flor gratinada
A couve flor gratinada é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Aqui estão algumas das mais frequentes e suas respostas:
- Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, desde que seja um queijo que derreta bem e tenha um sabor que combine com a couve flor. Algumas sugestões são: prato, provolone, gouda, emmental, cheddar e gorgonzola.
- Posso fazer a receita sem glúten? Sim, você pode substituir a farinha de trigo por amido de milho ou farinha de arroz, para fazer o molho branco. Também pode trocar a farinha de rosca por flocos de milho triturados ou farinha de amêndoas, para fazer a cobertura.
- Posso congelar a couve flor gratinada? Sim, você pode congelar a couve flor gratinada depois de pronta, em porções individuais ou no refratário inteiro, bem embalada com filme plástico ou papel alumínio. Para descongelar, basta levar ao forno ou ao micro-ondas, até que esteja quente e gratinada novamente.
Veja também: https://milgrauapps.com/rocambole-com-massa-de-pastel/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/macarrao-ninho-recheado/
Mais 3 receitas com couve flor
Se você gostou da receita de couve flor gratinada, vai adorar conhecer mais três receitas deliciosas com esse vegetal. Confira:
- Sopa de couve flor com bacon: Uma sopa cremosa e saborosa, perfeita para os dias frios. Basta cozinhar a couve flor com caldo de legumes, bater no liquidificador, voltar para a panela e acrescentar creme de leite, sal, pimenta e noz moscada. Sirva com bacon frito e picado por cima.
- Arroz de couve flor: Uma ótima opção para quem quer reduzir os carboidratos ou variar o arroz tradicional. Basta processar a couve flor crua no liquidificador ou no ralador, até ficar com uma textura parecida com a do arroz. Refogue em uma panela com azeite, alho, cebola, sal e pimenta. Adicione ervas frescas, como salsinha, cebolinha ou manjericão, para dar mais sabor.
- Pizza de couve flor: Uma pizza sem farinha, mas com muito sabor. Basta misturar a couve flor cozida e espremida com ovos, queijo parmesão, sal e orégano, até formar uma massa. Espalhe em uma forma redonda untada e leve ao forno por 15 minutos. Retire, cubra com molho de tomate, queijo muçarela e os recheios de sua preferência. Leve ao forno novamente por mais 10 minutos, ou até que o queijo derreta.
Conclusão
A couve flor gratinada é uma receita fácil, saudável e deliciosa, que pode ser feita em qualquer ocasião.
Além disso, a couve flor é um vegetal versátil, que pode ser usado em outras receitas, como sopa, arroz e pizza. Experimente e surpreenda-se com o sabor da couve flor!
Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo.
Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊