Pular para o conteúdo

Coxinha de arroz

  • Em um processador ou liquidificador, bata o arroz cozido, os ovos, o leite, o queijo parmesão, o sal e a pimenta-do-reino, até obter uma massa homogênea e firme. Se necessário, ajuste a consistência com mais leite ou arroz.
  • Em uma tigela, misture o frango desfiado, o requeijão, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino, até formar um recheio cremoso e saboroso.
  • Pegue uma porção da massa de arroz e modele uma bolinha com as mãos. Abra um buraco no centro da bolinha e recheie com uma colher do recheio de frango. Feche bem a bolinha, dando o formato de uma coxinha. Repita o processo com o restante da massa e do recheio, até formar todas as coxinhas.
  • Passe cada coxinha na farinha de rosca, empanando bem. Aqueça o óleo em uma panela e frite as coxinhas aos poucos, até ficarem douradas e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida, acompanhadas de molho de sua preferência.

Dúvidas comuns sobre o tema

Algumas dúvidas que podem surgir sobre a coxinha de arroz são:

  • Posso usar outro tipo de arroz? Sim, você pode usar o tipo de arroz de sua preferência, desde que ele esteja cozido e soltinho. Você pode usar arroz branco, integral, parboilizado, etc. O importante é que ele não esteja muito mole ou grudento, para facilitar o preparo da massa.
  • Posso substituir o recheio? Sim, você pode substituir o recheio da coxinha de arroz por outro de sua preferência, ou até mesmo fazer coxinhas sem recheio, se quiser. Você pode usar queijo, presunto, carne moída, carne seca, legumes, etc. O importante é que o recheio seja bem temperado e consistente, para não vazar na hora de fritar.
  • Posso assar as coxinhas? Sim, você pode assar as coxinhas de arroz, se quiser uma opção mais saudável e menos gordurosa. Nesse caso, você deve untar uma forma com um pouco de óleo e dispor as coxinhas em uma única camada, sem sobrepor. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 a 30 minutos, ou até que estejam douradas e crocantes.

Mais 3 receitas com a palavra chave do tema

Se você gostou da coxinha de arroz, confira mais três receitas com a palavra chave do tema que você pode fazer em casa:

  • Arroz de forno: essa é uma receita que aproveita as sobras de arroz e as transforma em um prato completo e saboroso, que pode ser servido como refeição principal ou acompanhamento. O arroz de forno é feito com arroz cozido, queijo, presunto, ovos, creme de leite, queijo ralado e temperos, que são misturados e levados ao forno para gratinar. O arroz de forno fica com uma casquinha dourada e crocante, e um recheio cremoso e saboroso.
  • Bolinho de arroz: essa é uma receita que aproveita as sobras de arroz e as transforma em um petisco crocante e recheado, que pode ser servido como lanche ou entrada. O bolinho de arroz é feito com arroz cozido, queijo, ovos, farinha de trigo, fermento, sal, pimenta-do-reino e salsinha, que são misturados e fritos em óleo quente. O bolinho de arroz fica com uma casquinha crocante e dourada, e um recheio macio e saboroso.
  • Risoto de arroz: essa é uma receita que aproveita as sobras de arroz e as transforma em um prato sofisticado e delicioso, que pode ser servido como refeição principal ou acompanhamento. O risoto de arroz é feito com arroz cozido, manteiga, cebola, alho, vinho branco, caldo de legumes, queijo parmesão e temperos, que são cozidos em fogo baixo, mexendo sempre, até ficar cremoso e al dente. O risoto de arroz fica com uma textura aveludada e saborosa, e pode ser incrementado com outros ingredientes, como frango, carne, cogumelos, etc.

Veja também: https://milgrauapps.com/bomba-de-carne-e-queijo/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/rocambole-de-arroz-uma-delicia-versatil-e-saborosa/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma coxinha de arroz, uma receita prática e deliciosa que aproveita as sobras de arroz. Você também descobriu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e mais três receitas com a palavra chave do tema para você se inspirar. Esperamos que você tenha gostado e que se anime a fazer essa delícia em casa. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. E não se esqueça de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *