Pular para o conteúdo

coxinha de batata doce

Coxinha de Batata Doce - Receitas de Minuto - A Solução prática para o seu  dia-a-dia!

Como surgiu a coxinha de batata doce?

A coxinha é um salgado típico da culinária brasileira, que consiste em uma massa frita em formato de coxa de frango, recheada com frango desfiado e, às vezes, queijo. A origem da coxinha é incerta, mas existem algumas versões que tentam explicar o seu surgimento.

Uma delas é que a coxinha teria sido criada no século XIX, em São Paulo, por comerciantes que vendiam comida nos portões das fábricas. Como as coxinhas de galinha estragavam rápido, eles começaram a desfiar a carne e envolvê-la em uma massa de farinha de trigo, dando origem à coxinha que conhecemos hoje.

Outra versão é que a coxinha teria sido inventada na época do Império, por uma cozinheira que trabalhava para a princesa Isabel e o Conde d’Eu. O filho do casal, que era uma criança especial, adorava coxinhas de galinha, mas um dia faltou o ingrediente principal. Então, a cozinheira improvisou e fez uma massa com batata e farinha, recheada com frango desfiado, que agradou muito ao menino.

A coxinha de batata doce seria uma variação da coxinha tradicional, que usa a batata doce no lugar da batata inglesa ou da farinha de trigo. A batata doce é um tubérculo rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais, que traz benefícios para a saúde, como melhorar o funcionamento do intestino, controlar o açúcar no sangue, aumentar a saciedade e fornecer energia. Além disso, a coxinha de batata doce pode ser assada em vez de frita, o que reduz o teor de gordura e calorias do salgado.

Como fazer coxinha de batata doce?

Receita de Coxinha de Batata Doce Fit COM Opções Crocantes, Irresistíveis e  Nutritivas para Seu Cardápio Semanal

Para fazer coxinha de batata doce, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de batata doce cozida e amassada
  • 1 gema
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de chá de caldo de galinha em pó
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • Sal a gosto
  • 350 g de peito de frango cozido e desfiado
  • Salsinha picada a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 ovos batidos
  • Farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar (opcional)

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela, misture a batata doce, a gema, o queijo, o caldo de galinha, o amido de milho e o sal, até formar uma massa homogênea.
  2. Em outra tigela, misture o frango, a salsinha, a pimenta e o sal, para fazer o recheio.
  3. Pegue porções da massa, abra na palma da mão, coloque um pouco do recheio no centro e feche em forma de coxinha.
  4. Passe as coxinhas pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca, para empanar.
  5. Se quiser fritar, aqueça o óleo em uma panela e frite as coxinhas até dourarem. Se preferir assar, coloque as coxinhas em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até dourarem.
  6. Sirva as coxinhas de batata doce quentes ou frias, acompanhadas de molho de sua preferência.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre a coxinha de batata doce?

Coxinha de Batata Doce - Sabores Ajinomoto

Algumas dúvidas que podem surgir sobre a coxinha de batata doce são:

  • Posso usar outro tipo de batata? Sim, você pode usar batata inglesa, batata baroa, batata salsa ou até mesmo mandioca, para fazer a massa da coxinha. O importante é que o tubérculo esteja bem cozido e amassado, para dar liga.
  • Posso usar outro tipo de farinha? Sim, você pode usar farinha de trigo, farinha de arroz, farinha de aveia, farinha de quinoa, farinha de amêndoas ou outra farinha de sua preferência, para empanar as coxinhas. Você também pode usar flocos de milho triturados, para dar uma crocância extra.
  • Posso usar outro tipo de recheio? Sim, você pode usar carne moída, carne seca, presunto e queijo, queijo e goiabada, doce de leite, chocolate ou outro recheio de sua preferência, para variar o sabor das coxinhas. Você também pode adicionar legumes, verduras, ervas, especiarias ou outros temperos, para incrementar o recheio.
  • Posso congelar as coxinhas? Sim, você pode congelar as coxinhas de batata doce depois de empanadas, antes de fritar ou assar. Coloque-as em um recipiente fechado ou em um saco plástico, retirando o ar, e leve ao freezer por até 3 meses. Para consumir, basta fritar ou assar as coxinhas congeladas, sem descongelar, até que fiquem douradas e aquecidas por dentro.

Quais são outras receitas com coxinha de batata doce?

Se você gostou da coxinha de batata doce, pode se interessar por outras receitas com essa palavra-chave, como:

  • Coxinha de batata doce fit com aveia: nessa receita, a massa leva batata doce, frango desfiado, farinha de aveia e ovo. O recheio é feito com frango desfiado, molho de tomate natural, cebola, alho, azeite, sal e pimenta. As coxinhas são empanadas com farinha de rosca e assadas no forno. Veja a receita completa aqui.
  • Coxinha de batata doce vegetariana: nessa receita, a massa leva batata doce, semente de chia, sal e azeite. O recheio é feito com carne de soja hidratada, cebola, alho, tomate, sal, pimenta e cheiro verde. As coxinhas são empanadas com ovo e farinha de rosca e fritas em óleo quente. Veja a receita completa aqui.
  • Coxinha de batata doce doce: nessa receita, a massa leva batata doce, leite condensado, manteiga e canela. O recheio é feito com doce de leite e coco ralado. As coxinhas são empanadas com ovo e açúcar e fritas em óleo quente. Veja a receita completa aqui.

Veja também: https://milgrauapps.com/croquete-de-aveia/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/pao-de-leite-fofinho/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre a coxinha de batata doce, uma receita deliciosa e saudável que pode surpreender o seu paladar. Você conheceu a origem dessa receita, como fazer em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda mais três receitas com a mesma palavra-chave. Espero que você tenha gostado e se inspirado para experimentar essa delícia. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *