Você já experimentou docinho de mandioca? Essa receita é uma das mais tradicionais da culinária brasileira, e tem origem indígena. A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é uma raiz muito versátil e nutritiva, que pode ser usada em diversas preparações, tanto doces quanto salgadas. O docinho de mandioca é uma ótima opção para servir em festas, lanches ou sobremesas, pois é fácil de fazer e tem um sabor irresistível. Neste artigo, vamos te contar como surgiu essa receita, como fazer passo a passo, quais são as principais dúvidas sobre o tema e ainda te dar mais três sugestões de receitas com mandioca. Vamos lá?
Como surgiu o docinho de mandioca?
A mandioca é uma planta nativa da América do Sul, e acredita-se que tenha sido domesticada há mais de 8 mil anos na região da Amazônia. Os povos indígenas foram os primeiros a cultivar e consumir a mandioca, que era a base de sua alimentação. Eles usavam a mandioca para fazer farinha, beiju, mingau, tapioca e outros pratos. A mandioca também era considerada sagrada, pois segundo a lenda, era o corpo de Mani, uma deusa que se transformou em raiz.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles logo perceberam a importância da mandioca para os nativos, e passaram a incorporá-la em sua dieta. A mandioca era usada como provisão nas expedições, e também como moeda de troca com os africanos. A mandioca se adaptou bem aos diferentes climas e solos do país, e se espalhou por todas as regiões. Com o tempo, foram surgindo novas receitas com a mandioca, que refletiam a diversidade cultural e gastronômica do Brasil.
O docinho de mandioca é uma dessas receitas, que combina a mandioca com o leite condensado e o coco, ingredientes que também fazem parte da história culinária brasileira. O leite condensado foi inventado na França no século XIX, e chegou ao Brasil no final do século, sendo usado para fazer doces como brigadeiro, quindim e pudim. O coco é uma fruta tropical, que foi trazida da Ásia pelos portugueses, e se tornou um ingrediente muito usado na doçaria brasileira, especialmente no Nordeste. O docinho de mandioca é uma receita que mistura esses elementos, e resulta em um doce cremoso, macio e saboroso.
Como fazer docinho de mandioca?
Para fazer docinho de mandioca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 e ½ xícara (chá) de mandioca cozida (250 g)
- 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (45 g)
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- ½ xícara (chá) de coco ralado úmido e adoçado (50 g)
- Coco ralado (branco ou queimado) ou açúcar cristal para envolver
O modo de preparo é simples, e consiste nos seguintes passos:
- Reserve o coco e bata os demais ingredientes no liquidificador até formar um creme bem grosso.
- Transfira para uma panela, acrescente o coco e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos ou até desgrudar do fundo (ponto de enrolar).
- Disponha em um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico rente ao doce e leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até esfriar completamente.
- Modele bolinhas (15 g cada) e envolva em coco ralado ou açúcar cristal.
Pronto, agora é só saborear o seu docinho de mandioca, que pode ser guardado em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.
Quais são as principais dúvidas sobre o docinho de mandioca?
Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer o docinho de mandioca são:
- Qual é a diferença entre mandioca, aipim e macaxeira? Esses são nomes diferentes para a mesma planta, que variam de acordo com a região do Brasil. No Sul e no Sudeste, costuma-se chamar de mandioca; no Nordeste, de macaxeira; e no Centro-Oeste e no Norte, de aipim. O que muda é o nome, mas o sabor e as propriedades são os mesmos.
- Como cozinhar a mandioca? Para cozinhar a mandioca, você deve descascá-la e cortá-la em pedaços pequenos. Coloque em uma panela com água suficiente para cobrir, e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que a mandioca esteja macia e se solte facilmente com um garfo. Escorra a água, e use a mandioca cozida na receita que desejar.
- A mandioca é tóxica? A mandioca possui uma substância chamada ácido cianídrico, que pode ser tóxica se consumida em excesso. Porém, existem dois tipos de mandioca: a mansa e a brava. A mandioca mansa tem baixo teor de ácido cianídrico, e pode ser consumida sem problemas, desde que cozida. A mandioca brava tem alto teor de ácido cianídrico, e precisa ser processada antes de ser consumida, para eliminar a toxina. Esse é o caso da mandioca usada para fazer farinha, tapioca e polvilho. Portanto, para fazer o docinho de mandioca, você deve usar a mandioca mansa, que é a mais comum nos mercados.
Quais são outras receitas com mandioca?
Se você gostou do docinho de mandioca, que tal experimentar outras receitas com esse ingrediente? Aqui vão algumas sugestões:
- Bolo de mandioca: esse bolo é uma delícia para o café da tarde, e leva mandioca ralada, leite de coco, ovos, açúcar, manteiga e fermento. Você pode incrementar com coco ralado, queijo ralado ou goiabada. Veja a receita completa aqui.
- Escondidinho de carne seca com mandioca: esse prato é uma ótima opção para o almoço ou jantar, e leva uma camada de carne seca desfiada e refogada, coberta por um purê de mandioca cremoso, e gratinada com queijo. Veja a receita completa aqui.
- Sopa de mandioca com frango: essa sopa é uma ótima pedida para os dias frios, e leva mandioca cozida e batida, frango desfiado, caldo de galinha, cebola, alho, cheiro-verde e temperos. Veja a receita completa aqui.
Veja também: https://milgrauapps.com/caldo-de-mandioca-2/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/berinjela-recheada-com-frango/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer docinho de mandioca, uma receita tradicional da culinária brasileira, que tem origem indígena. Você também conheceu a história da mandioca, que é uma raiz muito versátil e nutritiva, e que pode ser usada em diversas preparações. Além disso, você tirou algumas dúvidas sobre o docinho de mandioca, e viu outras receitas com esse ingrediente. Esperamos que você tenha gostado, e que se delicie com o docinho de mandioca. Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários, e até a próxima!