Você já experimentou uma empadinha bem feita, com uma massa que derrete na boca e um recheio cremoso e saboroso? Se sim, você sabe do que eu estou falando. Se não, você não sabe o que está perdendo. As empadinhas são um salgado típico da culinária portuguesa que se popularizou no Brasil e em outros países. Elas são feitas com uma massa de farinha de trigo e gordura, assadas em forminhas individuais ou em formas maiores, como empadões. Os recheios podem variar de acordo com o gosto de cada um, mas os mais comuns são frango, camarão, palmito, carne seca e queijo.
Neste artigo, você vai conhecer um pouco da história das empadinhas, aprender algumas dicas e sugestões para fazer essa delícia em casa e tirar algumas dúvidas comuns sobre o tema. No final, espero que você fique com água na boca e se inspire a preparar as suas próprias empadinhas. Vamos lá?
A origem das empadinhas
As empadinhas são derivadas das empanadas, que são salgados fechados com massa de farinha de trigo ou milho, recheados com carne ou outros ingredientes e fritos ou assados. As empanadas têm origem na Espanha e foram levadas para as colônias espanholas na América Latina pelos conquistadores. Lá, elas se adaptaram aos ingredientes locais e ganharam diversas variações regionais.
Já as empadinhas surgiram em Portugal, provavelmente no século XVIII, como uma versão menor e mais delicada das empanadas. Elas eram chamadas de empadas ou empadinhas de caixa, pois eram feitas em forminhas de metal ou madeira chamadas de caixas. As empadinhas portuguesas eram recheadas principalmente com carne de porco ou galinha e levavam especiarias como cravo, canela e noz-moscada.
As empadinhas chegaram ao Brasil junto com os imigrantes portugueses e logo se tornaram populares nas padarias, confeitarias e botecos do país. Aqui, elas ganharam novos recheios, como camarão, palmito e queijo, e passaram a ser feitas com banha de porco ou manteiga na massa. As empadinhas brasileiras também são mais sequinhas e crocantes do que as portuguesas, que são mais úmidas e macias.
Como fazer empadinhas deliciosas em casa
Fazer empadinhas em casa não é tão difícil quanto parece. Você só precisa de alguns ingredientes básicos para a massa e para o recheio, além de forminhas próprias para empada ou uma forma grande para fazer um empadão. Veja algumas dicas e sugestões para acertar na receita:
- Para a massa, você pode usar farinha de trigo, manteiga ou banha de porco, sal e água gelada. Algumas receitas também levam ovos, leite ou queijo ralado na massa. O importante é trabalhar a massa com as mãos até ficar homogênea e lisa, mas sem sovar demais para não ficar dura.
- Para o recheio, você pode usar o que preferir: frango desfiado, camarão refogado, palmito picado, carne seca cozida, queijo branco ou amarelo ralado etc. O ideal é que o recheio seja bem temperado e não muito líquido para não vazar na hora de assar. Você também pode acrescentar creme de leite, requeijão cremoso ou catupiry ao recheio para deixá-lo mais cremoso.
- Para montar as empadinhas, você deve abrir a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até ficar fina. Depois, corte círculos maiores do que o diâmetro das forminhas e forre o fundo e as laterais delas com a massa. Coloque o recheio de sua preferência, sem encher demais, e cubra com outro círculo de massa, fechando bem as bordas. Pincele gema de ovo batida sobre as empadinhas para dourar e faça um furo no centro para sair o vapor. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até ficarem douradas.
- Se você preferir fazer um empadão, use uma forma redonda ou retangular untada com manteiga e forre o fundo e as laterais com a massa. Coloque o recheio e cubra com outra camada de massa, fechando bem as bordas. Pincele gema de ovo e faça alguns furos na superfície. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Dúvidas comuns sobre empadinhas
Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer empadinhas? Veja algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:
- Posso congelar as empadinhas? Sim, você pode congelar as empadinhas já assadas ou cruas. Para congelar as assadas, deixe-as esfriar completamente e coloque-as em sacos plásticos bem fechados. Para descongelar, leve-as ao forno médio por cerca de 15 minutos ou até aquecerem. Para congelar as cruas, coloque-as em uma assadeira sem encostar umas nas outras e leve ao freezer até endurecerem. Depois, transfira-as para sacos plásticos bem fechados. Para assar, leve-as ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourarem.
- Posso fazer empadinhas sem glúten? Sim, você pode substituir a farinha de trigo por outras farinhas sem glúten, como farinha de arroz, farinha de aveia ou farinha de linhaça. Você também pode usar uma mistura de farinhas sem glúten pronta, encontrada em lojas de produtos naturais ou supermercados. O resultado pode variar um pouco da textura da massa tradicional, mas ainda assim fica saboroso.
- Posso fazer empadinhas veganas? Sim, você pode fazer empadinhas veganas, sem nenhum ingrediente de origem animal. Para a massa, você pode usar óleo vegetal ou margarina vegetal no lugar da manteiga ou da banha de porco. Para o recheio, você pode usar legumes cozidos ou refogados, cogumelos, tofu, seitan, proteína de soja etc. Você também pode usar leites vegetais, cremes vegetais ou queijos veganos para dar cremosidade ao recheio. Para pincelar as empadinhas, você pode usar leite vegetal ou óleo.
Veja também: https://milgrauapps.com/pe-de-moleque-facil/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/jardineira-de-carne-moida-com-legumes-uma-receita-pratica-e-saborosa/
Conclusão
As empadinhas são um salgado delicioso que pode ser feito em casa com facilidade e criatividade. Você pode escolher o recheio que mais gostar e surpreender seus familiares e amigos com essa iguaria. As empadinhas também são ótimas para vender ou para congelar e ter sempre à mão.
Espero que você tenha gostado deste artigo sobre empadinhas e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma sugestão, dúvida ou comentário, deixe sua opinião sincera abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você pensa. Até a próxima! 👋