Pular para o conteúdo

Espaguete com molho de bacalhau

O modo de preparo é simples:

  1. Cozinhe o espaguete em uma panela com água fervente e sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve.
  2. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até ficarem macios.
  3. Adicione o bacalhau e o molho de tomate e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  4. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado e o bacalhau cozido.
  5. Desligue o fogo e salpique a salsinha picada por cima.
  6. Sirva o molho sobre o espaguete e aproveite!

Dúvidas comuns sobre o tema

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer o espaguete com molho de bacalhau são:

  • Como dessalgar o bacalhau? O bacalhau é um peixe que passa por um processo de salga e secagem para conservação. Por isso, antes de usá-lo nas receitas, é preciso dessalgar, ou seja, retirar o excesso de sal. Para isso, você deve deixar o bacalhau de molho em água fria na geladeira por pelo menos 24 horas, trocando a água pelo menos 4 vezes. Depois, escorra e desfie o bacalhau com as mãos ou com a ajuda de um garfo.
  • Como escolher o bacalhau? Existem vários tipos de bacalhau no mercado, como o Gadus morhua, o Gadus macrocephalus e o Gadus ogac. O mais indicado para o espaguete com molho de bacalhau é o Gadus morhua, também conhecido como bacalhau do Porto ou bacalhau da Noruega, que tem a carne mais firme e saborosa. Você pode comprar o bacalhau inteiro, em postas ou em lascas, de acordo com a sua preferência e disponibilidade.
  • Como variar o molho de bacalhau? O molho de bacalhau pode ser feito de diferentes formas, de acordo com o seu gosto e criatividade. Você pode acrescentar outros ingredientes, como azeitonas, alcaparras, pimentões, cogumelos, queijo, creme de leite, etc. Você também pode substituir o molho de tomate por outro molho de sua preferência, como molho branco, molho pesto, molho de queijo, etc.

Mais 3 receitas com a palavra chave do tema

Se você gostou do espaguete com molho de bacalhau, que tal experimentar outras receitas com bacalhau? Aqui estão mais três sugestões que você pode fazer em casa:

  • Bacalhau à Gomes de Sá: Essa é uma receita típica da culinária portuguesa, que leva bacalhau cozido e desfiado, batatas cozidas em rodelas, ovos cozidos, cebola, alho, azeite, louro, salsinha e azeitonas. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva.
  • Bolinho de bacalhau: Essa é uma receita clássica da culinária brasileira, que leva bacalhau desfiado, batata cozida e amassada, ovo, farinha de trigo, salsinha, sal e pimenta-do-reino. Os bolinhos são modelados com as mãos e fritos em óleo quente até ficarem dourados e crocantes. São ótimos para servir como petisco ou entrada.
  • Salada de bacalhau: Essa é uma receita leve e refrescante, que leva bacalhau cozido e desfiado, grão-de-bico cozido, tomate, cebola, pimentão, alface, azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino. É uma receita fácil de fazer e que pode ser servida como prato principal ou acompanhamento.

Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-macarrao-preguicoso/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/4-deliciosas-receitas-de-bolo-quindim-faceis-e-praticas/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso espaguete com molho de bacalhau, uma receita que tem origem na culinária italiana, mas que também é apreciada em outros países. Você também conheceu algumas dúvidas comuns sobre o tema e outras três receitas com bacalhau que você pode fazer em casa. Espero que você tenha gostado e que se inspire para cozinhar mais com esse peixe tão versátil e nutritivo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Até a próxima!

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *