Você já ouviu falar do frango à cacciatore? É uma receita italiana deliciosa e fácil de fazer, que leva frango, tomate, vinho e ervas aromáticas. O nome significa “frango do caçador”, pois era um prato típico dos caçadores que aproveitavam os ingredientes disponíveis na natureza. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como prepará-la passo a passo, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer outras três receitas com a mesma palavra-chave. Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
O frango à cacciatore é uma receita antiga, que remonta à Idade Média na Itália. Naquela época, os caçadores levavam consigo pedaços de frango, que podiam ser cozidos em uma panela com água, vinho, tomate e ervas que encontravam pelo caminho. Assim, eles tinham uma refeição saborosa e nutritiva para repor as energias. A receita foi se difundindo pelas diferentes regiões da Itália, ganhando variações de acordo com os ingredientes locais. Por exemplo, na Toscana, se usa cogumelos e azeitonas; na Sicília, se adiciona alcaparras e pimenta; na Ligúria, se coloca anchovas e pinoli.
Como fazer frango à cacciatore?
Para fazer o frango à cacciatore, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de frango em pedaços (coxa, sobrecoxa, peito)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 xícaras (chá) de molho de tomate
- 1/2 xícara (chá) de caldo de frango
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de tomilho
- 1/4 xícara (chá) de salsa picada
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino e passe pela farinha de trigo, sacudindo o excesso.
- Aqueça o azeite em uma panela grande e doure o frango em fogo alto, virando para dourar por igual. Retire o frango e reserve.
- Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios, raspando o fundo da panela para soltar os pedacinhos dourados.
- Junte o vinho e deixe reduzir pela metade, mexendo ocasionalmente.
- Adicione o molho de tomate, o caldo de frango, o louro, o alecrim e o tomilho e misture bem.
- Volte o frango para a panela, tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos, ou até o frango ficar macio e o molho encorpar.
- Salpique a salsa por cima e sirva em seguida, acompanhado de pão italiano, polenta ou macarrão.
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o frango à cacciatore são:
- Posso usar outro tipo de carne no lugar do frango? Sim, você pode usar carne de porco, coelho ou peru no lugar do frango. O tempo de cozimento pode variar dependendo do tipo e do tamanho dos pedaços.
- Posso usar outro tipo de vinho no lugar do branco? Sim, você pode usar vinho tinto no lugar do branco. O sabor ficará mais intenso e a cor mais escura.
- Posso fazer essa receita na panela de pressão? Sim, você pode fazer essa receita na panela de pressão. Nesse caso, reduza o caldo de frango pela metade e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão.
Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do frango à cacciatore, confira outras três receitas com a mesma palavra-chave:
- Frango à cacciatore com batatas: adicione 4 batatas médias cortadas em cubos junto com o molho de tomate e cozinhe até ficarem macias.
- Frango à cacciatore com bacon e queijo: frite 100 g de bacon picado em uma frigideira e escorra o excesso de gordura. Polvilhe 100 g de queijo muçarela ralado sobre o frango cozido e leve ao forno para derreter. Sirva com o bacon por cima.
- Frango à cacciatore na cerveja: substitua o vinho branco por 1 lata de cerveja clara e adicione 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ao molho. Cozinhe até o álcool evaporar e o molho ficar levemente adocicado.
Veja também: https://milgrauapps.com/cigarrete-de-presunto-e-queijo/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/risoto-de-frango/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o frango à cacciatore, uma receita italiana deliciosa e fácil de fazer, que leva frango, tomate, vinho e ervas aromáticas. Você também descobriu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conheceu outras três receitas com a mesma palavra-chave. Espero que você tenha gostado e que experimente fazer em casa. Não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. Até a próxima!