Pular para o conteúdo

Mingau de milho caseiro

Aprenda a fazer um mingau de milho fácil | O Imparcial

Você já experimentou mingau de milho caseiro? Essa é uma receita típica da culinária nordestina, que pode ser servida tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde. O mingau de milho é uma delícia que agrada a todos os paladares, pois é cremoso, doce e nutritivo. Além disso, é fácil de fazer e leva poucos ingredientes. Neste artigo, vamos te ensinar como preparar essa receita, que tem origem na cultura indígena e foi adaptada pelos colonizadores portugueses. Também vamos responder algumas dúvidas comuns sobre o tema e te dar mais três sugestões de receitas com milho. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer o seu próprio mingau de milho caseiro.

Como surgiu essa receita?

O mingau de milho é uma receita que tem raízes na cultura indígena brasileira. Os povos nativos já cultivavam o milho e o utilizavam para fazer diversos pratos, como a pamonha, o cuscuz e o bolo de milho. O mingau era feito com o milho ralado e cozido em água, sem adição de açúcar ou leite. Os indígenas chamavam esse mingau de “mungunzá”, que significa “coisa mole” em tupi-guarani.

Com a chegada dos colonizadores portugueses, a receita indígena foi modificada com a introdução de ingredientes trazidos da Europa, como o açúcar, o leite e a canela. Assim, o mingau de milho ganhou um sabor mais doce e aromático, e passou a ser consumido como uma sobremesa ou um lanche. Os portugueses também chamavam o mingau de “canjica”, que vem do quimbundo “kanjika”, que significa “milho cozido”.

O mingau de milho se espalhou pelo Brasil e se tornou uma receita típica da culinária nordestina, especialmente nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará. No Nordeste, o mingau de milho é chamado de “mungunzá doce” ou “canjica doce”, para diferenciá-lo do “mungunzá salgado” ou “canjica salgada”, que é feito com milho branco e carne de porco. O mingau de milho também é uma receita tradicional das festas juninas, que celebram os santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio.

Como fazer mingau de milho?

Mingau de milho verde é uma boa receita para começar o inverno | Notícias |  Cursos a Distância CPT

Para fazer o mingau de milho caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 espigas de milho verde
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 pau de canela
  • 4 cravos-da-índia
  • Canela em pó a gosto para polvilhar

O modo de preparo é simples e rápido. Siga os passos abaixo:

  1. Com uma faca afiada, retire os grãos de milho das espigas, raspando bem o sabugo.
  2. Bata os grãos de milho no liquidificador com um pouco de leite, até formar um creme homogêneo.
  3. Passe o creme por uma peneira, apertando bem com uma colher para extrair todo o líquido.
  4. Despeje o líquido em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar no fundo.
  5. Adicione o açúcar, o sal, a canela em pau e os cravos-da-índia e continue mexendo até engrossar, por cerca de 20 minutos.
  6. Transfira o mingau para uma travessa ou tigelas individuais e polvilhe canela em pó a gosto.
  7. Sirva o mingau de milho quente ou frio, como preferir.

Dúvidas comuns sobre o tema

Como fazer mingau de milho - Dra. Tatiana Magri

Aqui estão algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o mingau de milho caseiro:

  • O mingau de milho é saudável?

O mingau de milho é uma receita que pode trazer benefícios para a saúde, pois o milho é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. O milho ajuda a regular o intestino, a controlar o colesterol, a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, o mingau de milho também é uma receita calórica, pois leva açúcar e leite, que são fontes de gordura e lactose. Por isso, o mingau de milho deve ser consumido com moderação e preferencialmente no café da manhã ou no lanche da tarde, para fornecer energia ao organismo.

  • O mingau de milho pode ser feito com milho de lata?

Sim, o mingau de milho pode ser feito com milho de lata, mas o sabor e a textura podem ficar diferentes do mingau feito com milho verde. O milho de lata já vem cozido e adocicado, o que pode alterar o resultado final da receita. Além disso, o milho de lata pode conter conservantes e corantes, que podem prejudicar a saúde. Por isso, o ideal é usar o milho verde, que é mais natural e saboroso.

  • O mingau de milho pode ser congelado?

Sim, o mingau de milho pode ser congelado, mas é preciso tomar alguns cuidados para preservar a qualidade e o sabor da receita. O mingau de milho deve ser colocado em um recipiente com tampa e deixado esfriar completamente antes de ir ao freezer. O mingau de milho pode ficar congelado por até três meses. Para descongelar, basta levar o recipiente ao micro-ondas ou ao fogo baixo, mexendo bem para que o mingau não fique empelotado.

Mais 3 receitas com milho

Se você gostou do mingau de milho caseiro, que tal experimentar outras receitas com milho? Aqui estão mais três sugestões que vão te deixar com água na boca:

  • Bolo de milho cremoso: esse bolo é feito com milho verde, leite condensado, coco ralado e ovos, e fica com uma textura macia e úmida. É uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Veja a receita completa [aqui].
  • Pamonha de forno: essa pamonha é feita com milho verde, leite, açúcar, manteiga e queijo, e é assada em uma forma untada. É uma receita prática e deliciosa, que pode ser servida quente ou fria. Veja a receita completa [aqui].
  • Creme de milho: esse creme é feito com milho verde, leite, creme de leite, manteiga e temperos, e fica com uma consistência cremosa e aveludada. É uma receita versátil, que pode acompanhar carnes, aves, peixes ou saladas. Veja a receita completa [aqui].

Veja também: https://milgrauapps.com/sorvete-de-flocos/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/empadao-de-frango-molhadinho/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer o mingau de milho caseiro, uma receita típica da culinária nordestina, que tem origem na cultura indígena e foi adaptada pelos colonizadores portugueses. Você também aprendeu algumas curiosidades e dúvidas sobre o tema, e conheceu mais três receitas com milho que vão te surpreender. Agora que você sabe como fazer o seu próprio mingau de milho caseiro, que tal colocar a mão na massa e experimentar essa delícia? Depois, conte para nós o que achou da receita, e deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que volte sempre para conferir mais dicas e novidades. Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *