Pular para o conteúdo

Molho de tomate italiano

Molho de Tomate Italiano – O Verdadeiro - Receitas de Mãe

Você sabia que o molho de tomate italiano é um dos mais populares e versáteis do mundo? Ele pode ser usado em diversas receitas, como massas, pizzas, lasanhas, almôndegas e muito mais. Além de ser delicioso, ele também é rico em vitaminas, antioxidantes e licopeno, um pigmento que dá a cor vermelha ao tomate e que tem propriedades anticancerígenas.

Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer o molho de tomate italiano caseiro, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a palavra-chave do tema. Vamos lá?

Como surgiu essa receita?

Receita de Molho de Tomate Caseiro - DiVinho

O molho de tomate italiano tem uma história curiosa e antiga. O tomate é originário da América do Sul e foi levado para a Europa pelos espanhóis no século XVI. No entanto, ele era considerado venenoso e era usado apenas como planta ornamental.

Foi somente no século XVIII que os italianos começaram a experimentar o tomate na culinária, misturando-o com azeite, alho, cebola, manjericão e outros temperos. Assim nasceu o molho de tomate italiano, que logo se espalhou pelo mundo e se tornou um símbolo da gastronomia italiana.

Como fazer essa receita?

Fazer o molho de tomate italiano caseiro é muito simples e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de tomates maduros
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Folhas de manjericão fresco

O modo de preparo é o seguinte:

  • Lave bem os tomates e corte-os em pedaços pequenos.
  • Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho e a cebola até ficarem macios.
  • Adicione os tomates, o sal e a pimenta-do-reino e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até obter um molho espesso e homogêneo.
  • Desligue o fogo e acrescente as folhas de manjericão rasgadas com as mãos.
  • Se preferir, bata o molho no liquidificador ou no mixer para ficar mais liso.
  • Pronto! Agora é só usar o seu molho de tomate italiano nas suas receitas favoritas ou guardar em potes de vidro na geladeira por até uma semana ou no freezer por até três meses.

Dúvidas comuns molho de tomate italiano

Você pode ter algumas dúvidas sobre o molho de tomate italiano. Aqui estão algumas das mais frequentes:

  • Posso usar qualquer tipo de tomate? Sim, você pode usar o tipo de tomate que preferir ou que tiver disponível. Os mais indicados são os tomates italianos ou pelados, que são mais carnudos e têm menos sementes e água. Mas você também pode usar os tomates comuns ou cereja, por exemplo.
  • Posso usar outros temperos? Sim, você pode variar os temperos do seu molho de tomate italiano conforme o seu gosto ou a receita que vai fazer. Alguns exemplos são orégano, alecrim, salsinha, louro, cenoura, pimentão, etc.
  • Posso usar molho de tomate pronto? Não é recomendado usar molho de tomate pronto no lugar do caseiro, pois ele costuma ter conservantes, corantes, açúcar e outros ingredientes que alteram o sabor e a qualidade do produto. Além disso, fazer o molho de tomate italiano caseiro é muito fácil e barato.

Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema

Como fazer e conservar molho de tomate caseiro? - Caldo Bom

Agora que você já sabe como fazer o molho de tomate italiano caseiro, que tal experimentar algumas receitas que usam esse ingrediente? Aqui estão três sugestões:

  • Espaguete à bolonhesa: Cozinhe o espaguete em água fervente com sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma panela, refogue carne moída temperada com sal, pimenta-do-reino, alho e cebola até dourar. Adicione o molho de tomate italiano e deixe ferver por alguns minutos. Sirva o espaguete coberto com o molho e queijo parmesão ralado.
  • Pizza margherita: Em uma tigela, misture farinha de trigo, fermento biológico, açúcar, sal e água morna até formar uma massa lisa e elástica. Deixe descansar por uma hora ou até dobrar de volume. Abra a massa em um disco e coloque em uma forma untada. Espalhe o molho de tomate italiano sobre a massa e cubra com mussarela ralada, tomates fatiados e folhas de manjericão. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
  • Lasanha de berinjela: Corte a berinjela em fatias finas e tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Grelhe as fatias em uma frigideira até ficarem macias. Em um refratário, faça camadas de molho de tomate italiano, berinjela, ricota temperada com sal, pimenta-do-reino e orégano, e queijo mussarela ralado. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando com molho e queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até gratinar.

Veja também: https://milgrauapps.com/curry-tailandes-verde/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-de-feijao-preto/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer o molho de tomate italiano caseiro, um dos mais populares e versáteis do mundo. Você também conheceu a história dessa receita, as dúvidas mais comuns sobre o tema e mais três receitas que usam esse ingrediente.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que se inspire para fazer as suas próprias receitas com o molho de tomate italiano. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!


Este é o fim do meu artigo. Obrigado por me pedir para escrever para você. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *