- 1 kg de mandioca cozida e amassada
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Sal a gosto
- Farinha de trigo o suficiente para dar o ponto
- Molho de sua preferência
O modo de preparo é simples:
- Em uma tigela, misture a mandioca, os ovos, a manteiga e o sal até formar uma massa homogênea.
- Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até que a massa fique firme e desgrude das mãos. Não coloque farinha demais, para que o nhoque não fique duro.
- Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em porções e faça rolinhos. Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2 cm e passe-os em um garfo para fazer os sulcos.
- Cozinhe os nhoques em água fervente com sal, até que eles subam à superfície. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um refratário.
- Cubra os nhoques com o molho de sua preferência e leve ao forno para gratinar, se desejar. Sirva em seguida.
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer o nhoque de mandioca são:
- Posso usar outro tipo de farinha além da de trigo? Sim, você pode usar farinha de arroz, de aveia, de quinoa ou de amêndoas, por exemplo. Essas farinhas são mais saudáveis e podem deixar o nhoque mais leve e saboroso. Porém, elas podem alterar a textura e o rendimento da massa, então é preciso ajustar a quantidade conforme a consistência.
- Posso congelar o nhoque de mandioca? Sim, você pode congelar o nhoque de mandioca depois de cozinhá-lo e escorrê-lo. Coloque os nhoques em uma assadeira, sem que eles se toquem, e leve ao freezer até que fiquem firmes. Depois, transfira-os para um saco plástico ou um pote fechado e mantenha no freezer por até 3 meses. Para descongelar, basta colocá-los direto no molho quente e aquecer bem.
- Posso substituir a mandioca por outro ingrediente? Sim, você pode substituir a mandioca por batata, batata-doce, abóbora, cenoura, inhame, cará ou outro tubérculo de sua preferência. O processo é o mesmo, basta cozinhar e amassar o ingrediente escolhido e seguir a receita.
Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do nhoque de mandioca, que tal experimentar outras receitas com esse ingrediente? Aqui estão mais três sugestões para você:
- Bolo de mandioca: esse bolo é simples de fazer e fica muito macio e úmido. Você só precisa bater no liquidificador a mandioca crua ralada, o leite, o açúcar, os ovos, a manteiga e o coco ralado. Depois, é só assar em uma forma untada e enfarinhada e polvilhar açúcar e canela por cima.
- Escondidinho de mandioca: esse prato é uma delícia e pode ser feito com carne seca, frango, carne moída ou o recheio que você preferir. Você só precisa cozinhar e amassar a mandioca, temperar com sal, pimenta, leite e manteiga e reservar. Depois, refogue o recheio escolhido com cebola, alho, tomate, cheiro-verde e outros temperos a gosto. Em um refratário, monte camadas de purê de mandioca, recheio e queijo ralado. Leve ao forno para gratinar e sirva quente.
- Pão de queijo de mandioca: esse pão de queijo é fácil de fazer e fica muito crocante por fora e macio por dentro. Você só precisa misturar em uma tigela a mandioca cozida e amassada, o polvilho doce, o polvilho azedo, o queijo meia cura ralado, o sal, o óleo e os ovos até formar uma massa homogênea. Depois, faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse até que fiquem dourados.
Veja também: https://milgrauapps.com/bolo-de-milho-e-leite-condensado/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/palitos-de-rabanada-uma-deliciosa-variacao-natalina/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o nhoque de mandioca, uma receita deliciosa, fácil e nutritiva.
Você também descobriu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conferiu mais três receitas com a mesma palavra-chave.
Espero que você tenha gostado e que se inspire para fazer essas receitas na sua casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo.
Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!