Você sabia que os ovos de codorna são uma ótima fonte de proteína, ferro, cálcio e vitaminas? Além de serem nutritivos, eles também são muito saborosos e versáteis. Neste artigo, vamos mostrar como fazer ovos de codorna temperados, uma receita simples, rápida e deliciosa que pode ser servida como aperitivo, salada ou acompanhamento.
O que são ovos de codorna temperados?
Ovos de codorna temperados são ovos de codorna cozidos e marinados em uma mistura de vinagre, água, sal, açúcar, alho, cebola, louro, pimenta-do-reino e outros temperos a gosto. Eles ficam macios, suculentos e com um sabor agridoce e aromático. Essa receita é muito popular no Brasil, especialmente no Nordeste, onde é chamada de ovo de capote.
Como fazer ovos de codorna temperados?
Para fazer ovos de codorna temperados, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
– 30 ovos de codorna
– 1 xícara (chá) de vinagre branco
– 1 xícara (chá) de água
– 2 colheres (sopa) de sal
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 4 dentes de alho picados
– 1 cebola pequena picada
– 2 folhas de louro
– 10 grãos de pimenta-do-reino
– Outros temperos a gosto (orégano, tomilho, alecrim, etc.)
O modo de preparo é simples:
1. Em uma panela, coloque os ovos de codorna e cubra com água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos após levantar fervura. Escorra e descasque os ovos com cuidado.
2. Em outra panela, coloque o vinagre, a água, o sal, o açúcar, o alho, a cebola, o louro, a pimenta-do-reino e os outros temperos que desejar. Leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos.
3. Em um pote de vidro esterilizado com tampa, coloque os ovos de codorna e despeje a mistura de vinagre por cima, cobrindo-os completamente. Feche o pote e leve à geladeira por pelo menos 24 horas para pegar o sabor.
4. Na hora de servir, retire os ovos do pote com uma escumadeira e arrume em uma travessa ou em potinhos individuais.
A origem dos ovos de codorna temperados
Os ovos de codorna temperados são uma receita que tem origem na conservação dos alimentos. Antigamente, antes da existência da geladeira, as pessoas usavam o vinagre para preservar os alimentos por mais tempo e evitar o desperdício. O vinagre tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, que impedem o crescimento de micro-organismos que estragam os alimentos.
Os ovos eram um dos alimentos mais consumidos e conservados dessa forma. Eles eram cozidos e colocados em potes com vinagre e outros ingredientes para dar sabor. Essa técnica era usada em vários países da Europa e da Ásia.
No Brasil, os ovos de codorna temperados foram introduzidos pelos portugueses, que trouxeram as codornas da Europa no século XVI. As codornas se adaptaram bem ao clima brasileiro e se tornaram uma fonte barata e abundante de ovos. Os brasileiros incorporaram os ovos de codorna à sua culinária e criaram diversas receitas com eles.
Veja também: https://milgrauapps.com/1-receita-de-palitos-de-queijo-simples-e-crocantes/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/carne-de-casca-de-banana-com-pimentao/
Acompanhamentos para os ovos de codorna temperados
Os ovos de codorna temperados são uma receita que pode ser servida de várias formas. Aqui estão duas sugestões:
– Aperitivo: Os ovos de codorna temperados são um ótimo aperitivo para servir em festas ou reuniões. Eles podem ser servidos frios ou em temperatura ambiente, em palitos ou espetinhos, com molhos variados, como mostarda, maionese, ketchup ou barbecue. Eles combinam bem com bebidas refrescantes, como sucos, refrigerantes ou cervejas.
– Salada: Os ovos de codorna temperados também podem ser usados para incrementar uma salada verde. Eles podem ser cortados ao meio ou inteiros, e misturados com alface, rúcula, tomate, cenoura, pepino e outros vegetais de sua preferência. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, sal e pimenta, ou usar um molho pronto de sua escolha.
Conclusão
Os ovos de codorna temperados são uma receita fácil de fazer, que vai agradar a todos os paladares. Eles são feitos com ovos de codorna cozidos e marinados em uma mistura de vinagre e outros temperos. Você pode servir os ovos de codorna temperados como aperitivo ou salada, e variar os acompanhamentos conforme seu gosto.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a experimentar essa receita. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou nos comentários. Também aceitamos sugestões de outras receitas que você gostaria de ver aqui. Obrigado por ler e até a próxima!