Para fazer o pão doce de Páscoa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Massa:
- 5 xícaras de farinha de trigo para pão (farinha tipo 1)
- 1 e 1/2 xícaras de leite morno
- 1 envelope de fermento biológico seco (fermento instantâneo para pão)
- 150 gramas de manteiga derretida
- 4 colheres de sopa de açúcar (colheres bem cheias)
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos batidos
- Raspas de 1 laranja ou de limão
- Decoração:
- 2 a 4 ovos cozidos com casca
- 1 gema de ovo para pincelar
- Calda de açúcar, leite condensado ou mel para regar (opcional)
O modo de preparo é o seguinte:
- Massa:
- Em uma tigela ou copo medidor, misture o fermento seco com o açúcar e adicione o leite morno. Deixe por uns minutinhos, para ativar o fermento. Você saberá que o fermento está ativado quando ele começar a formar uma espuminha na superfície do leite.
- Em uma tigela maior, coloque os demais ingredientes: a farinha, a manteiga, o sal, os ovos e as raspas de laranja ou limão. Misture com as mãos ou com uma batedeira planetária, amassando bem.
- Transfira a mistura para uma bancada de cozinha enfarinhada e adicione o preparado de fermento, açúcar e leite. Continue amassando e sovando por 5 a 10 minutos, até obter uma massa consistente e macia. Modele em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer por 2 horas. Se a massa continuar seca após amassar e sovar pelo tempo indicado, adicione mais meia xícara de leite.
- Decoração:
- Após o tempo indicado, pegue a massa e sove um pouco, somente para retirar o ar do interior. Modele em forma de rosquinha simples ou trançada, una as pontas e coloque em uma forma de furo central polvilhada ou em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe por mais 1 hora, para crescer. Se você preferir, em vez de preparar somente um pão de Páscoa, pode preparar dois. Nesse caso, depois de sovar a massa, separe-a em duas metades iguais e proceda do mesmo modo.
- Ligue o forno a 180ºC e, antes de assar o seu pão doce de Páscoa, pincele-o com gema de ovo e coloque os ovos cozidos com casca sobre a massa, pressionando levemente. Você pode decorar com uma cruz feita da mesma massa, se quiser.
- Leve ao forno por 30 a 40 minutos, ou até dourar. Retire do forno e, se desejar, regue com calda de açúcar, leite condensado ou mel.
Coloque dúvidas comuns sobre o tema.
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o pão doce de Páscoa são:
- Posso usar outro tipo de fermento?
- Sim, você pode usar fermento biológico fresco, na proporção de 30 gramas para cada 10 gramas de fermento seco. Nesse caso, dissolva o fermento fresco no leite morno, sem adicionar o açúcar, e siga o restante da receita normalmente.
- Posso usar outro tipo de fruta na massa?
- Sim, você pode usar raspas de tangerina, lima ou toranja, ou até mesmo frutas cristalizadas, como cereja, damasco ou abacaxi. O importante é que a fruta tenha um sabor cítrico e aromático, para contrastar com o doce da massa.
- Posso congelar o pão doce de Páscoa?
- Sim, você pode congelar o pão doce de Páscoa já assado ou cru, embrulhado em papel alumínio ou filme plástico, por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao forno pré-aquecido até aquecer bem.
Veja também: https://milgrauapps.com/pao-recheado-com-calabresa/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/smoothie-de-abacaxi-e-manga-refrescante/
Traga mais 3 receitas com a palavra chave do tema.
Outras receitas com a palavra chave pão doce de Páscoa são:
- Pão doce de Páscoa com chocolate: essa receita é para os amantes de chocolate, que não dispensam esse ingrediente nem na hora do pão. A massa leva cacau em pó e gotas de chocolate, e a cobertura é feita com chocolate derretido e confeitos coloridos.
- Pão doce de Páscoa com maçã e canela: essa receita é para quem gosta de um pão doce mais aromático e úmido, que leva maçã ralada e canela na massa e na cobertura. O resultado é um pão macio, perfumado e delicioso, que pode ser servido com geleia de maçã ou mel.
- Pão doce de Páscoa com coco e leite condensado: essa receita é para quem gosta de um pão doce bem doce e cremoso, que leva coco ralado e leite condensado na massa e na cobertura. O pão fica com uma textura fofa e úmida, e o coco dá um toque tropical e saboroso.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso pão doce de Páscoa, uma receita que vai deixar a sua mesa mais bonita e saborosa. Você também conheceu a origem dessa tradição, as dúvidas mais comuns e outras receitas com a mesma palavra-chave. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. Espero que tenha gostado e que faça sucesso com a sua família e amigos. Deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!