Como surgiu o patê de sardinha
O patê de sardinha é uma variação do patê, uma pasta feita com carne ou fígado de aves, porcos ou peixes, temperada com ervas, especiarias e gordura. O patê tem origem muito antiga, sendo consumido desde o Egito antigo, onde os egípcios apreciavam a carne dos patos que migravam às margens do rio Nilo. Os gregos e romanos também utilizavam o fígado de ganso para confeccionar pratos sofisticados. Mas foi na França que o patê ganhou fama e refinamento, especialmente com o foie gras, o fígado de ganso engordado artificialmente.
O patê de sardinha, por sua vez, é uma receita mais popular e acessível, que aproveita as vantagens desse peixe barato, nutritivo e versátil. A sardinha é rica em ômega 3, cálcio, proteína e vitaminas, além de ter um sabor marcante e agradável. O patê de sardinha pode ser feito com o peixe fresco ou em lata, e combina bem com diversos ingredientes, como maionese, creme de leite, cenoura, cebola, limão, orégano e cheiro-verde. O patê de sardinha é uma ótima opção para servir como entrada, acompanhamento ou lanche, podendo ser consumido com pães, torradas, biscoitos, saladas ou como recheio de sanduíches, tortas e empadas.
Como fazer patê de sardinha
Para fazer um patê de sardinha simples e fácil, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 lata de sardinha (com o óleo)
- 1 cenoura ralada
- 1/2 cebola picada
- 4 colheres (sopa) de maionese
- Orégano a gosto
- 1/2 limão espremido
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, coloque as sardinhas e amasse bem com a ajuda de um garfo (não precisa retirar o óleo).
- Adicione a cenoura ralada, a cebola picada, a maionese e misture tudo muito bem.
- Acrescente o suco do limão, misture e por último coloque o orégano.
- Misture bem até ficar homogêneo.
- Prontinho, o patê está pronto para ser servido e dura até 3 dias na geladeira.
Dúvidas comuns sobre o patê de sardinha
Você pode ter algumas dúvidas sobre o patê de sardinha, como:
- Posso substituir a maionese por outro ingrediente? Sim, você pode usar creme de leite, requeijão, cream cheese, iogurte natural ou ricota, por exemplo. O importante é que o ingrediente escolhido seja cremoso e dê liga ao patê.
- Posso usar outros temperos no patê de sardinha? Claro, você pode usar os temperos que mais gostar, como alho, salsa, cebolinha, coentro, pimenta, azeitona, mostarda, ketchup, etc. Use a sua criatividade e o seu paladar para criar o seu patê de sardinha personalizado.
- Posso fazer o patê de sardinha com o peixe fresco? Sim, você pode usar o peixe fresco, mas nesse caso você vai precisar cozinhá-lo antes de fazer o patê. Você pode cozinhar a sardinha em água fervente com sal e limão por cerca de 10 minutos, ou assá-la no forno com azeite e temperos por cerca de 15 minutos. Depois de cozida ou assada, retire a pele e as espinhas da sardinha e siga o mesmo modo de preparo do patê com a sardinha em lata.
Mais 3 receitas com sardinha
Se você gostou do patê de sardinha e quer experimentar outras receitas com esse peixe, confira estas sugestões:
- Sardinha na chapa: uma receita simples e saudável, que consiste em grelhar as sardinhas frescas temperadas com sal, pimenta e limão em uma chapa ou frigideira antiaderente. Você pode servir as sardinhas na chapa com arroz, salada, farofa ou vinagrete.
- Torta de sardinha: uma receita prática e deliciosa, que leva uma massa de liquidificador feita com farinha de trigo, leite, ovos, óleo, fermento e sal, e um recheio de sardinha em lata refogada com cebola, alho, tomate, azeitona, ervilha, milho e cheiro-verde. Você pode assar a torta em uma forma untada e enfarinhada por cerca de 30 minutos ou até dourar.
- Sardinha escabeche: uma receita tradicional e saborosa, que leva sardinhas frescas fritas em óleo quente e depois marinadas em um molho de vinagre, azeite, cebola, alho, louro, pimenta e sal. Você pode deixar as sardinhas escabeche na geladeira por pelo menos 24 horas antes de servir, para que elas fiquem mais macias e temperadas.
Veja também: https://milgrauapps.com/sobremesa-de-morango-no-pote/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/lasanha-de-carne-moida-com-dois-molhos/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um patê de sardinha simples e fácil, uma receita que vai te surpreender pelo sabor e pela praticidade. Você também conheceu a origem do patê de sardinha, algumas dúvidas comuns sobre o tema e mais 3 receitas com sardinha para variar o seu cardápio. Espero que você tenha gostado e que se anime a preparar essas delícias em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em saber o que você achou. Até a próxima!