- 500 g de carne bovina picada (pode ser alcatra, coxão mole, patinho ou outra de sua preferência)
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara de molho de tomate
- 2 xícaras de legumes cozidos e picados (pode ser batata, cenoura, vagem, milho, ervilha ou outros de sua preferência)
- 200 g de queijo mussarela ralado
O modo de preparo é simples:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Acrescente a carne picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que a carne fique dourada e cozida por dentro.
- Adicione o molho de tomate e misture bem. Deixe ferver por alguns minutos, até que o molho engrosse um pouco.
- Transfira a carne com o molho para uma travessa que possa ir ao forno. Espalhe os legumes cozidos e picados por cima da carne, formando uma camada uniforme.
- Polvilhe o queijo mussarela ralado por cima de tudo, cobrindo bem o prato.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e fique dourado.
- Retire o picadinho de forno do forno e sirva a seguir, acompanhado de arroz, salada ou o que preferir.
Dúvidas comuns sobre o tema
O picadinho de forno é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema, e as suas respectivas respostas:
- Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar o tipo de carne que preferir, como suína, frango, peixe ou até mesmo vegetariana. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo de carne, por isso, fique atento para não deixar a carne crua ou seca demais.
- Posso usar outro tipo de molho? Sim, você pode usar o tipo de molho que mais combina com o seu prato, como molho branco, molho de queijo, molho de mostarda, molho barbecue, entre outros. O importante é que o molho seja cremoso e tenha um sabor que harmonize com a carne e os legumes.
- Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o tipo de queijo que mais gostar, como prato, provolone, parmesão, gorgonzola, entre outros. O queijo vai dar um toque especial ao picadinho de forno, deixando-o mais gratinado e saboroso.
- Posso fazer o picadinho de forno no micro-ondas? Sim, você pode fazer o picadinho de forno no micro-ondas, seguindo os mesmos passos da receita, mas usando um refratário que possa ir ao micro-ondas. O tempo de cozimento pode variar de acordo com a potência do seu aparelho, por isso, fique de olho para não queimar ou ressecar o prato.
Veja também: https://milgrauapps.com/lasanha-com-presunto-e-queijo/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/4-deliciosas-receitas-de-bolo-de-fuba/
Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do picadinho de forno, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave? Aqui estão mais três sugestões de pratos deliciosos que levam o nome de picadinho:
- Picadinho de carne com legumes na pressão: essa é uma versão mais rápida e prática do picadinho de forno, que leva a carne e os legumes na panela de pressão, e fica pronta em menos de 30 minutos. O picadinho de carne com legumes na pressão é uma receita que leva pouca água, e que fica com um caldo grosso e saboroso.
- Picadinho de frango com creme de milho: essa é uma variação do picadinho de forno que leva frango picado, creme de leite, milho verde e queijo ralado. O picadinho de frango com creme de milho é uma receita que fica cremosa e suculenta, e que pode ser servida com arroz branco ou purê de batatas.
- Picadinho de carne com cerveja: essa é uma receita diferente e sofisticada de picadinho de forno, que leva carne picada, cerveja preta, cebola, alho, louro, tomilho e alecrim. O picadinho de carne com cerveja é uma receita que fica com um sabor marcante e aromático, e que pode ser servida com pão, polenta ou macarrão.
Conclusão
O picadinho de forno é uma receita prática e deliciosa para o dia a dia, que leva carne picada, legumes, molho e queijo, e que fica pronta em menos de uma hora.