- 1 kg de carne bovina (coxão mole, patinho ou alcatra) cortada em cubos pequenos
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 folhas de louro
- 2 tomates picados
- 2 xícaras (chá) de água quente
- 2 cenouras cortadas em rodelas
- 2 batatas cortadas em cubos
- Salsinha e cebolinha picadas a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne em fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até que esteja bem dourada.
- Adicione a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o louro e os tomates e refogue por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até que os tomates se desmanchem.
- Acrescente a água quente, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos após pegar pressão.
- Desligue o fogo, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela com cuidado.
- Junte as cenouras e as batatas, misture bem e volte a panela ao fogo, sem tampar, por mais 15 minutos ou até que os legumes estejam macios.
- Salpique a salsinha e a cebolinha por cima e sirva o pingadinho caseiro de carne com arroz, feijão, farofa e salada.
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o pingadinho caseiro de carne são:
- Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar carne de porco, carne de sol, carne seca, linguiça ou frango, mas o tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo e o tamanho dos pedaços de carne.
- Posso usar outros legumes? Sim, você pode usar os legumes que preferir ou que tiver em casa, como mandioca, abóbora, chuchu, vagem, ervilha, milho, etc. Mas lembre-se de cortá-los em tamanhos uniformes e de colocá-los na panela de acordo com o tempo de cozimento de cada um, para que não fiquem crus ou desmanchados.
- Posso fazer o pingadinho sem panela de pressão? Sim, você pode fazer o pingadinho em uma panela comum, mas o tempo de cozimento será maior, pois a carne demora mais para ficar macia. Nesse caso, você deve usar mais água e ir acrescentando conforme necessário, para que o pingadinho não seque ou queime.
Veja também: https://milgrauapps.com/bolinho-bico-de-cegonha/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/receitas-de-pratos-de-cordeiro/
Mais 3 receitas com a palavra-chave do tema
Se você gostou do pingadinho caseiro de carne, que tal experimentar outras receitas com a mesma palavra-chave? Aqui estão mais três sugestões para você se deliciar:
- [Pingadinho de carne com cerveja]: essa receita é uma versão mais sofisticada do pingadinho, que leva cerveja preta no lugar da água, o que confere um sabor mais encorpado e adocicado ao prato. Além disso, o pingadinho de carne com cerveja leva bacon, champignon e creme de leite, que deixam o molho mais cremoso e saboroso.
- [Pingadinho de carne com legumes na airfryer]: essa receita é uma opção mais prática e saudável de fazer o pingadinho, pois dispensa o uso de óleo e de panela de pressão. Basta temperar a carne e os legumes, colocar na airfryer e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo na metade do tempo. O resultado é um pingadinho de carne com legumes na airfryer bem macio e suculento.
- [Pingadinho de carne com molho de mostarda]: essa receita é uma variação do pingadinho, que leva mostarda dijon no molho, o que dá um toque picante e aromático ao prato. O pingadinho de carne com molho de mostarda é feito na panela de pressão, mas depois de cozida, a carne é levada ao forno para gratinar com queijo parmesão, o que deixa o pingadinho mais crocante e dourado.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer pingadinho caseiro de carne, uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em um cozido de carne bovina com legumes e temperos. Você também conheceu a origem dessa receita, as dúvidas mais comuns sobre o tema e mais três receitas com a mesma palavra-chave. Agora, é só colocar a mão na massa e preparar essa delícia para a sua família ou amigos. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima! 😉