Você já se perguntou como surgiu a rabanada, essa sobremesa tão tradicional no Natal? E como fazer essa receita em casa, de forma simples e saborosa? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre essa delícia que conquista o paladar de muita gente. Acompanhe!
A origem da rabanada caseira
A rabanada é um prato que consiste em fatias de pão embebidas em leite, ovos e açúcar, fritas e polvilhadas com canela. É uma receita muito antiga, que remonta à Idade Média, na Europa. Há várias teorias sobre a sua origem, mas uma das mais aceitas é que ela surgiu como uma forma de aproveitar o pão amanhecido, evitando o desperdício.
A rabanada também tem um significado religioso, pois era consumida na Sexta-Feira Santa, como uma forma de lembrar o corpo de Cristo. Por isso, ela também é chamada de “fatia dourada” ou “fatia de parida”, pois era oferecida às mulheres que acabavam de dar à luz, como um símbolo de renascimento.
A rabanada chegou ao Brasil com os portugueses, que a trouxeram como uma tradição natalina. Aqui, ela ganhou algumas variações, como o uso de leite condensado, vinho ou frutas na sua preparação. Mas o modo básico de fazer é o mesmo: simples e delicioso.
Como fazer rabanada caseira
Para fazer rabanada caseira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pão francês amanhecido
- 2 xícaras de leite
- 3 ovos
- 1/2 xícara de açúcar
- Óleo para fritar
- Canela em pó a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Corte o pão em fatias grossas e reserve.
- Em uma tigela, misture o leite e o açúcar até dissolver.
- Em outra tigela, bata os ovos com um garfo.
- Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio.
- Passe as fatias de pão pelo leite e depois pelos ovos, escorrendo o excesso.
- Frite as fatias de pão dos dois lados, até dourarem.
- Escorra as fatias em papel toalha e polvilhe canela por cima.
- Sirva quente ou fria, como preferir.
Dúvidas comuns sobre a rabanada
A rabanada é uma receita simples, mas pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Aqui estão algumas das mais frequentes:
- Posso usar outro tipo de pão? Sim, você pode usar pão de forma, pão de leite ou até mesmo brioche. O importante é que o pão esteja firme e não muito fresco, para não desmanchar na hora de fritar.
- Posso usar outro tipo de leite? Sim, você pode usar leite integral, desnatado ou até mesmo vegetal, como leite de coco ou de amêndoas. O sabor vai variar um pouco, mas a textura será a mesma.
- Posso assar a rabanada em vez de fritar? Sim, você pode assar a rabanada no forno, untando uma forma com manteiga e colocando as fatias lado a lado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, virando na metade do tempo. Fica mais saudável e crocante.
- Posso rechear a rabanada? Sim, você pode rechear a rabanada com doce de leite, Nutella, goiabada ou o que mais gostar. Basta cortar o pão ao meio e colocar o recheio antes de passar pelo leite e pelos ovos. Fica uma delícia!
Mais 3 receitas com rabanada
Se você gostou da receita de rabanada caseira, que tal experimentar outras variações desse prato? Aqui estão mais 3 receitas com rabanada para você se inspirar:
- Rabanada de forno com maçã: corte 2 maçãs em cubos e leve ao fogo com 1/4 de xícara de açúcar e 1 colher de chá de canela, até formar uma calda. Em uma forma untada, coloque uma camada de fatias de pão, regue com a calda de maçã e repita as camadas. Em uma tigela, misture 4 ovos, 2 xícaras de leite e 1/4 de xícara de açúcar. Despeje sobre o pão e leve ao forno por 25 minutos.
- Rabanada salgada: corte um pão italiano em fatias e passe por uma mistura de 3 ovos, 1/2 xícara de leite, sal, pimenta e orégano. Frite as fatias em óleo quente e escorra em papel toalha. Sirva com queijo ralado e molho de tomate.
- Rabanada de panetone: corte um panetone em fatias e passe por uma mistura de 4 ovos, 2 xícaras de leite condensado e 1/4 de xícara de vinho do Porto. Frite as fatias em óleo quente e escorra em papel toalha. Polvilhe açúcar e canela por cima.
Veja também: https://milgrauapps.com/como-fazer-docinho-pe-de-anjo-em-5-passos/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/frango-assado-com-maionese-e-queijo/
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer rabanada caseira, uma receita tradicional no Natal, mas que pode ser apreciada em qualquer época do ano. Você também conheceu a origem da rabanada, as dúvidas comuns sobre ela e mais 3 receitas com rabanada para variar o cardápio.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer rabanada caseira na sua casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre essa delícia natalina. Até a próxima!