Pular para o conteúdo

Sagu com Vinho Tinto

  • 1 xícara de sagu
  • 4 xícaras de água
  • 1 litro de vinho tinto seco
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 paus de canela
  • 1 casca de laranja

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, coloque o sagu e a água, e leve ao fogo médio. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que o sagu fique transparente. Escorra e reserve.
  2. Em outra panela, coloque o vinho, o açúcar, os cravos, a canela e a casca de laranja. Leve ao fogo médio, e deixe ferver por cerca de 15 minutos, ou até que o vinho fique levemente encorpado.
  3. Desligue o fogo, e retire os cravos, a canela e a casca de laranja. Junte o sagu cozido, e misture bem.
  4. Transfira para uma travessa ou para taças individuais, e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até que fique bem gelado.
  5. Sirva como preferir, decorando com chantilly, frutas ou raspas de chocolate.

Dúvidas comuns sobre o tema

Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre o sagu com vinho tinto, como por exemplo:

  • O sagu com vinho tinto é alcoólico? Sim, o sagu com vinho tinto contém álcool, pois o vinho não perde totalmente o seu teor alcoólico durante o cozimento. Por isso, essa sobremesa não é recomendada para crianças, gestantes, ou pessoas que não podem ou não querem consumir álcool.
  • O sagu com vinho tinto engorda? O sagu com vinho tinto é uma sobremesa calórica, pois contém açúcar, vinho e sagu, que é um carboidrato. Uma porção de 100 gramas de sagu com vinho tinto tem cerca de 200 calorias. Por isso, essa sobremesa deve ser consumida com moderação, e preferencialmente em ocasiões especiais.
  • O sagu com vinho tinto pode ser feito com outros tipos de vinho? Sim, o sagu com vinho tinto pode ser feito com outros tipos de vinho, como vinho branco, vinho rosé, vinho do porto, ou até mesmo vinho espumante. O sabor e a cor da sobremesa vão variar de acordo com o tipo de vinho escolhido, mas o modo de preparo é o mesmo.

Veja também: https://milgrauapps.com/1-bolacha-champagne-caseira/

Veja também: https://gjsmart2023.fun/?p=694

Mais 3 receitas com sagu

Se você gostou do sagu com vinho tinto, que tal experimentar outras receitas com sagu? Aqui estão mais três sugestões que vão te deixar com água na boca:

  • Sagu com leite condensado: Em uma panela, cozinhe o sagu em água até ficar transparente. Escorra e reserve. Em outra panela, misture uma lata de leite condensado, duas latas de leite, e uma colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo, e junte o sagu cozido. Transfira para uma travessa ou para taças individuais, e leve à geladeira até gelar. Sirva polvilhado com canela em pó.
  • Sagu com coco: Em uma panela, cozinhe o sagu em água até ficar transparente. Escorra e reserve. Em outra panela, misture uma garrafa de leite de coco, duas xícaras de açúcar, e uma pitada de sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Desligue o fogo, e junte o sagu cozido. Transfira para uma travessa ou para taças individuais, e leve à geladeira até gelar. Sirva decorado com coco ralado.
  • Sagu com frutas: Em uma panela, cozinhe o sagu em água até ficar transparente. Escorra e reserve. Em uma tigela, misture uma xícara de suco de laranja, meia xícara de açúcar, e uma colher de sopa de amido de milho. Leve ao micro-ondas por cerca de 3 minutos, ou até engrossar, mexendo na metade do tempo. Junte o sagu cozido, e misture bem. Transfira para uma travessa ou para taças individuais, e leve à geladeira até gelar. Sirva decorado com frutas picadas de sua preferência, como morango, kiwi, manga, uva, etc.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o sagu com vinho tinto, uma sobremesa típica da culinária brasileira, que é fácil de fazer e deliciosa de comer. Você também conheceu a origem dessa receita, e algumas dúvidas comuns sobre o tema. Além disso, você descobriu mais três receitas com sagu que vão te surpreender. Espero que você tenha gostado do meu artigo, e que se anime a experimentar essas receitas em sua casa. Se você gostou, deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. E se você quiser saber mais sobre outras receitas, pesquise no Bing, o seu mecanismo de busca com inteligência artificial. Até a próxima!

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *