Pular para o conteúdo

Sequilho de limão

SEQUILHOS DE LIMÃO-UMA RECEITA TÃO GOSTOSA QUE VICIA - YouTube

Você já experimentou sequilho de limão? Essa é uma receita simples, fácil e deliciosa que vai conquistar o seu paladar. O sequilho é um biscoito de origem portuguesa, feito com farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos. Ele tem uma textura leve, crocante e que se desfaz na boca. O limão dá um toque especial, trazendo um sabor cítrico e refrescante. Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer sequilho de limão em casa, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conhecer mais três receitas com a mesma palavra-chave. Vamos lá?

Como surgiu a receita de sequilho de limão?

O sequilho é um biscoito típico da culinária portuguesa, que foi trazido para o Brasil pelos colonizadores. Ele é derivado do sequilho espanhol, que por sua vez tem origem no biscoito árabe chamado ghorayebah. O sequilho espanhol é feito com farinha de amêndoas, açúcar e manteiga, e tem um formato de rosquinha. Já o sequilho português é feito com farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos, e tem um formato de bolinha achatada. O sequilho de limão é uma variação do sequilho português, que leva raspas de limão na massa, dando um aroma e um sabor cítrico ao biscoito.

Como fazer sequilho de limão?

Como fazer um sequilhos de limão super prático e bem sequinho

Fazer sequilho de limão é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos que você provavelmente já tem na sua cozinha. Veja a lista abaixo:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • Raspas de 1 limão
  • Açúcar cristal para polvilhar

O modo de preparo é simples. Siga os passos a seguir:

  1. Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o açúcar.
  2. Adicione a manteiga e amasse com as mãos até formar uma farofa.
  3. Junte os ovos e as raspas de limão e misture bem até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos.
  4. Faça bolinhas com a massa e achate-as levemente com um garfo, formando riscos na superfície.
  5. Coloque as bolinhas em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre elas.
  6. Polvilhe açúcar cristal por cima dos biscoitos.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até que estejam levemente dourados.
  8. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
  9. Guarde em um pote fechado por até uma semana.

Pronto! Agora você já pode saborear o seu sequilho de limão com um café ou um chá. Essa receita rende cerca de 40 biscoitos.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre sequilho de limão?

Você pode ter algumas dúvidas sobre como fazer sequilho de limão ou sobre as características desse biscoito. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes e as suas respectivas respostas:

  • Posso usar outro tipo de limão? Sim, você pode usar o limão que preferir, como o siciliano, o tahiti, o cravo ou o galego. O importante é que ele tenha um sabor cítrico e um aroma agradável. Você também pode usar a casca de uma laranja ou de uma tangerina para variar o sabor.
  • Posso usar margarina no lugar da manteiga? Não, a margarina não é recomendada para fazer sequilho de limão, pois ela tem uma composição diferente da manteiga e pode alterar a textura e o sabor do biscoito. A manteiga é mais gordurosa e dá uma consistência mais leve e que derrete na boca ao sequilho. Além disso, a manteiga tem um sabor mais natural e combina melhor com o limão.
  • Posso usar açúcar refinado no lugar do açúcar cristal? Sim, você pode usar açúcar refinado na massa do sequilho de limão, mas não para polvilhar por cima. O açúcar cristal é mais grosso e dá um brilho e uma crocância ao biscoito. O açúcar refinado é mais fino e pode derreter no forno, deixando o biscoito mais seco e sem graça.
  • Posso congelar a massa do sequilho de limão? Sim, você pode congelar a massa do sequilho de limão por até três meses em um saco plástico bem fechado. Quando quiser assar, retire a massa do congelador e deixe descongelar em temperatura ambiente por cerca de uma hora. Depois, é só modelar os biscoitos e levar ao forno como de costume.

Mais três receitas com a palavra-chave sequilho

Sequilho de limão que derrete na boca fácil de fazer e perfeito para servir  com café ou chá

Se você gostou da receita de sequilho de limão, que tal experimentar outras variações desse biscoito? Aqui estão mais três receitas com a palavra-chave sequilho que você pode fazer em casa:

  • Sequilho de coco: para fazer essa receita, basta adicionar 1 xícara de coco ralado à massa do sequilho de limão e omitir as raspas de limão. Você também pode usar leite condensado no lugar do açúcar para dar um sabor mais doce e cremoso ao biscoito. O modo de preparo é o mesmo da receita anterior.
  • Sequilho de chocolate: para fazer essa receita, basta substituir 1/2 xícara de farinha de trigo por 1/2 xícara de cacau em pó na massa do sequilho de limão e omitir as raspas de limão. Você também pode adicionar gotas de chocolate ou pedaços de chocolate meio amargo à massa para dar um contraste de sabor e textura ao biscoito. O modo de preparo é o mesmo da receita anterior.
  • Sequilho de goiabada: para fazer essa receita, basta modelar a massa do sequilho de limão em bolinhas e fazer um buraco no centro de cada uma. Depois, recheie o buraco com um pedaço de goiabada e feche a massa por cima. Você também pode usar doce de leite, geleia ou nutella como recheio. O modo de preparo é o mesmo da receita anterior.

Veja também: https://milgrauapps.com/biscoito-caseiro-que-derrete-na-boca/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/4-deliciosas-receitas-de-bolinhos-recheados-fritos/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer sequilho de limão, uma receita simples, fácil e deliciosa que vai derreter na sua boca. Você também conheceu a origem desse biscoito, as dúvidas mais comuns sobre o tema e mais três receitas com a mesma palavra-chave. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com esses biscoitos. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *