Pular para o conteúdo

Suflê de Milho Verde

  • Corte os grãos de milho das espigas com uma faca e bata no liquidificador com o leite, até obter um creme. Reserve.
  • Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo bem, para formar um roux. Cozinhe por alguns minutos, sem deixar dourar, e acrescente o creme de milho, aos poucos, mexendo sempre, para não empelotar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e cozinhe até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
  • Separe as gemas das claras dos ovos. Junte as gemas ao creme de milho e misture bem. Adicione o queijo ralado e misture novamente. Reserve.
  • Bata as claras em neve, até formar picos firmes. Incorpore delicadamente as claras ao creme de milho, usando uma espátula ou um fouet, para não perder o volume.
  • Despeje a mistura em um refratário untado com manteiga e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar e crescer. Retire do forno e sirva em seguida.

Dúvidas comuns sobre o tema

O suflê de milho verde é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas. Por isso, separamos as mais frequentes e respondemos para você. Confira:

  • Posso usar milho de lata ou congelado? Sim, você pode usar milho de lata ou congelado, mas o resultado pode não ser o mesmo. O milho fresco tem um sabor mais intenso e natural, que faz toda a diferença no suflê. Mas se você não tiver o milho fresco, pode usar o de lata ou congelado, desde que escorra bem a água e meça a mesma quantidade da receita.
  • Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo que tiver em casa ou que mais gostar, como muçarela, parmesão, prato ou minas. O queijo ralado é o mais indicado porque derrete mais facilmente e se mistura melhor ao creme de milho, mas você pode usar o que mais gostar.
  • Posso fazer suflê de milho verde sem glúten? Sim, você pode fazer suflê de milho verde sem glúten, mas você vai precisar substituir a farinha de trigo por outro ingrediente que dê liga ao creme de milho, como amido de milho, farinha de arroz ou farinha de aveia. A quantidade pode variar de acordo com o tipo de farinha, então ajuste até obter a consistência desejada.
  • Posso fazer suflê de milho verde com antecedência? Não, o suflê de milho verde deve ser feito e consumido na hora, pois ele perde a textura e o sabor com o tempo. Se você fizer com antecedência, ele vai murchar e ficar seco. Por isso, o ideal é fazer o suflê de milho verde pouco antes de servir, para que ele fique fofinho e cremoso.

Mais 2 receitas com a palavra-chave do tema

Se você gostou da receita de suflê de milho verde, que tal experimentar outras variações com a mesma palavra-chave do tema? Veja a seguir mais três receitas que você pode fazer em casa:

  • Suflê de milho verde com frango: Essa receita é uma versão mais completa e nutritiva do suflê de milho verde. Você vai precisar de 4 espigas de milho verde, 2 xícaras de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 ovos, 1 xícara de queijo ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 xícaras de frango cozido e desfiado e 2 colheres de sopa de salsinha picada. O modo de preparo é o mesmo da receita anterior, mas você deve adicionar o frango e a salsinha ao creme de milho, depois de misturar as gemas e o queijo. Depois, é só incorporar as claras em neve, despejar em um refratário e levar ao forno.
  • Suflê de milho verde com bacon: Essa receita é uma versão mais saborosa e crocante do suflê de milho verde. Você vai precisar de 4 espigas de milho verde, 2 xícaras de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 ovos, 1 xícara de queijo ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto, 100 g de bacon picado e frito e 2 colheres de sopa de cebolinha picada. O modo de preparo é o mesmo da receita anterior, mas você deve adicionar o bacon e a cebolinha ao creme de milho, depois de misturar as gemas e o queijo. Depois, é só incorporar as claras em neve, despejar em um refratário e levar ao forno.

Veja também: https://milgrauapps.com/palitos-de-mandioca/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/bolo-de-milho-de-lata-uma-delicia-tradicional-e-facil-de-preparar/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer suflê de milho verde, uma receita deliciosa, leve e nutritiva. Você também descobriu como surgiu essa receita, quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema e ainda conheceu mais três receitas com a palavra-chave do tema.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que se inspire a fazer suflê de milho verde em casa. Se você fizer, não se esqueça de compartilhar o resultado conosco e deixar a sua opinião sincera e sugestões nos comentários. Até a próxima! 😊

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *