Pular para o conteúdo

Tapioca com polvilho

Como fazer uma tapioca com polvilho deliciosa?

Para fazer uma tapioca com polvilho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de polvilho doce ou azedo
  • Água suficiente para hidratar o polvilho
  • Sal a gosto
  • Recheio de sua preferência (pode ser queijo coalho, coco ralado, leite condensado, carne seca, banana, canela, etc.)

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma tigela, coloque o polvilho e adicione água aos poucos, mexendo com as mãos, até formar uma farofa úmida e soltinha. Se necessário, passe por uma peneira para retirar os grumos. Tempere com sal a gosto e reserve.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e espalhe uma camada fina da farofa de polvilho, cobrindo todo o fundo. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos, ou até que as bordas se soltem. Vire a massa com uma espátula e deixe cozinhar por mais um minuto, ou até que fique firme e levemente dourada.
  • Coloque o recheio de sua preferência sobre metade da massa e dobre a outra metade por cima, formando uma meia-lua. Deixe no fogo por mais alguns segundos, para que o recheio derreta ou aqueça. Retire do fogo e sirva em seguida. Repita o processo com o restante da farofa de polvilho e do recheio.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre a tapioca com polvilho?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre a tapioca com polvilho são:

  • Qual é a diferença entre o polvilho doce e o polvilho azedo? O polvilho doce e o polvilho azedo são dois tipos de amido extraídos da mandioca. A diferença entre eles está no tempo de fermentação da massa de mandioca. O polvilho doce é obtido da massa de mandioca fresca, que é lavada, espremida e seca. O polvilho azedo é obtido da massa de mandioca que fica em repouso por alguns dias, sofrendo um processo de fermentação natural, que altera o sabor, a cor e a textura do amido. O polvilho doce tem um sabor mais neutro e uma textura mais fina e macia. O polvilho azedo tem um sabor mais ácido e uma textura mais grossa e crocante.
  • A tapioca com polvilho engorda? A tapioca com polvilho é um alimento que tem um alto valor energético, pois é rico em carboidratos. Uma porção de 100 g de tapioca com polvilho tem cerca de 300 calorias, sem contar o recheio. Portanto, a tapioca com polvilho pode engordar se consumida em excesso ou com recheios muito calóricos, como queijo, chocolate, leite condensado, etc. Por outro lado, a tapioca com polvilho também tem benefícios, como ser livre de glúten, gordura e colesterol, e ser uma fonte de cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. Além disso, a tapioca com polvilho pode ser uma opção saudável se consumida com moderação e com recheios leves e nutritivos, como frutas, verduras, legumes, ovos, etc.
  • Como conservar a tapioca com polvilho? A tapioca com polvilho é um alimento que deve ser consumido preferencialmente na hora, pois tende a endurecer e perder a qualidade com o tempo. Se sobrar, você pode guardar a tapioca com polvilho em um recipiente fechado na geladeira por até dois dias, ou no freezer por até um mês. Para reaquecer, você pode usar o micro-ondas, o forno ou a frigideira, até que a massa fique macia e o recheio derreta ou aqueça.

Mais três receitas de tapioca com polvilho para você experimentar

tapioca com polvilho

Se você gostou da receita de tapioca com polvilho simples e deliciosa, que tal experimentar outras variações? Aqui estão mais três receitas de tapioca com polvilho que você vai adorar:

  • Tapioca com polvilho e queijo: para fazer essa tapioca, você vai precisar de 500 g de polvilho doce ou azedo, água suficiente para hidratar o polvilho, sal a gosto, 200 g de queijo parmesão ralado, 100 g de queijo muçarela ralado. Misture o polvilho com a água e o sal, como na receita anterior, e acrescente o queijo parmesão, misturando bem. Faça a massa na frigideira, como na receita anterior, e recheie com o queijo muçarela. Asse como na receita anterior e sirva em seguida.
  • Tapioca com polvilho e coco: para fazer essa tapioca, você vai precisar de 500 g de polvilho doce ou azedo, água suficiente para hidratar o polvilho, sal a gosto, 200 g de coco ralado fresco ou seco, 1/2 xícara (chá) de leite de coco, 1/4 de xícara (chá) de açúcar. Misture o polvilho com a água e o sal, como na receita anterior, e reserve. Em uma panela, leve ao fogo o coco, o leite de coco e o açúcar, mexendo até formar um doce cremoso. Deixe esfriar e use como recheio para a massa de polvilho. Asse como na receita anterior e sirva em seguida.

Veja também: https://milgrauapps.com/bolo-de-polvilho/

Veja também: https://momentodasreceitas.com/receitas-de-hamburgueres-gourmet/

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma tapioca com polvilho, uma receita fácil, rápida e versátil, que tem origem na culinária indígena brasileira. Você também aprendeu a diferença entre o polvilho doce e o polvilho azedo, como conservar a tapioca com polvilho e ainda conferiu mais três receitas de tapioca com polvilho com diferentes recheios: queijo, coco e chocolate. Agora você pode fazer a sua própria tapioca com polvilho em casa e surpreender a sua família e os seus amigos com esse prato delicioso e nutritivo. Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em ler e responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Páginas: 1 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *