- Para a massa:
- Bata os ovos com o açúcar e a manteiga na batedeira até formar um creme fofo e claro.
- Adicione a farinha de trigo, o fermento, a essência de baunilha e o leite e misture bem.
- Acrescente as frutas cristalizadas, as uvas-passas e as nozes e mexa delicadamente com uma espátula.
- Despeje a massa em uma forma retangular untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourado e firme.
- Deixe o bolo esfriar e corte-o ao meio.
- Para o recheio:
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e soltar do fundo da panela.
- Deixe o brigadeiro esfriar um pouco e recheie uma das metades do bolo. Cubra com a outra metade e pressione levemente para nivelar.
- Para a cobertura e a decoração:
- Em um recipiente, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto, mexendo na metade do tempo, até derreter completamente.
- Adicione o creme de leite e misture bem até formar um ganache liso e brilhante.
- Espalhe o ganache sobre o bolo e decore com as frutas cristalizadas, as cerejas, os damascos, as nozes e as castanhas da forma que preferir.
- Leve o tortê natalino à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Veja também: https://milgrauapps.com/torta-de-sorvete-de-maracuja/
Veja também: https://momentodasreceitas.com/sobremesa-de-morango-uma-delicia-facil-de-fazer/
Dúvidas comuns sobre o tema
Algumas dúvidas que podem surgir sobre o tortê natalino são:
- Posso usar outras frutas secas ou cristalizadas na receita?
- Sim, você pode usar as frutas secas ou cristalizadas que mais gostar ou tiver em casa, como ameixas, figos, tâmaras, abacaxi, laranja, etc. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade, pois elas podem deixar o bolo muito doce ou pesado.
- Posso usar outro recheio ou cobertura no bolo?
- Sim, você pode variar o recheio ou a cobertura do bolo de acordo com o seu paladar ou a ocasião. Por exemplo, você pode usar doce de leite, creme de avelã, geleia de frutas, chantilly, marshmallow, etc. O importante é que o recheio ou a cobertura combine com o sabor e a textura do bolo e das frutas.
- Posso fazer o bolo com antecedência e congelar?
- Sim, você pode fazer o bolo com até uma semana de antecedência e congelar em um recipiente fechado. Na hora de servir, basta descongelar em temperatura ambiente e decorar com as frutas. Assim, você economiza tempo e garante uma sobremesa fresca e saborosa.
Mais 3 receitas com a palavra-chave tortê natalino
Se você gostou da receita de tortê natalino, confira também estas outras três receitas com a mesma palavra-chave:
- Tortê natalino de chocolate e frutas vermelhas: um bolo de chocolate recheado com creme de leite condensado e frutas vermelhas, como morangos, framboesas e cerejas, e coberto com chantilly e raspas de chocolate. Uma combinação perfeita de cores e sabores para o Natal.
- Tortê natalino de panetone: um bolo feito com fatias de panetone umedecidas em uma calda de vinho do Porto e recheadas com creme de mascarpone e frutas cristalizadas. Uma forma de aproveitar as sobras de panetone e criar uma nova sobremesa.
- Tortê natalino de nozes e maçã: um bolo de nozes recheado com uma camada de maçã cozida com açúcar e canela e outra de creme de baunilha, e coberto com glacê de açúcar e nozes caramelizadas. Um bolo aromático e crocante que vai surpreender os seus convidados.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu a fazer um tortê natalino, uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer, que vai deixar a sua ceia de Natal mais bonita e saborosa. Você também conheceu a origem dessa receita, as dúvidas mais comuns sobre o tema e mais três receitas com a mesma palavra-chave.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer o seu próprio tortê natalino. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Feliz Natal! 🎄