Você já experimentou pão chapati? Essa é uma receita típica da culinária indiana, que consiste em um pão fino, macio e sem fermento, feito com farinha de trigo, água e sal. O pão chapati é uma ótima opção para acompanhar pratos com molhos, como curry, masala, dal, etc. Neste artigo, você vai aprender como fazer pão chapati, uma receita que surgiu há milhares de anos e que é considerada um alimento sagrado na Índia. Além disso, você vai conferir algumas dúvidas comuns sobre o tema e outras três receitas com pão chapati que você pode experimentar. Vamos lá?
Como surgiu essa receita?
A receita de pão chapati é uma das mais antigas da história da humanidade, e remonta à época do Rigveda, um dos quatro livros sagrados do hinduísmo, que foi escrito entre 1500 e 1200 a.C. O pão chapati era chamado de prthvi, que significa “terra”, e era considerado um símbolo da fertilidade e da abundância. O pão chapati era feito com farinha de trigo, que era um dos principais grãos cultivados na região do vale do Indo, onde se desenvolveu a civilização védica. O pão chapati era assado em uma chapa de ferro ou de barro, chamada de tava, sobre o fogo. O pão chapati era consumido em todas as refeições, e era usado para envolver ou mergulhar outros alimentos, como vegetais, legumes, carnes, queijos, etc.
O pão chapati se espalhou por outras regiões da Ásia, como o Paquistão, o Nepal, o Bangladesh, o Sri Lanka, etc., e recebeu diferentes nomes, como roti, phulka, paratha, etc. O pão chapati também influenciou outras receitas de pães sem fermento, como o pão árabe, o pão sírio, o pão pita, o pão naan, etc. Hoje em dia, o pão chapati é um dos pães mais consumidos no mundo, e pode ser encontrado em diversos restaurantes e mercados.
Como fazer pão chapati?
Para fazer pão chapati, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 3/4 de xícara de água morna
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- Farinha de trigo extra para polvilhar
O modo de preparo é o seguinte: