Você já experimentou o pão pita, também conhecido como pão sírio ou pão árabe? Esse é um tipo de pão achatado e macio, que pode ser recheado com diversos ingredientes ou servido como acompanhamento de pastas, saladas e carnes. O pão pita é muito popular na culinária do Oriente Médio, mas também conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo.
Neste artigo, você vai aprender como surgiu essa receita, como fazer o pão pita caseiro de forma simples e rápida, quais são as principais dúvidas sobre esse pão e ainda conferir mais três receitas deliciosas com o pão pita. Vamos lá?
Como surgiu o pão pita?
O pão pita tem uma origem milenar, que remonta às civilizações antigas da região do Oriente Médio. Acredita-se que ele tenha sido um dos primeiros pães inventados pela humanidade, pois é feito com ingredientes básicos e não requer muita técnica ou equipamento.
O pão pita é assado em altas temperaturas, o que faz com que ele se infle e forme uma bolsa de ar no centro. Essa característica permite que ele seja aberto e recheado com diferentes alimentos, como carne, queijo, vegetais, molhos e especiarias. O pão pita também pode ser cortado em pedaços e usado para mergulhar em pastas, como o homus (pasta de grão-de-bico) e o babaganuche (pasta de berinjela).
O nome “pita” vem do grego e significa “sólido” ou “compacto”. No entanto, existem muitas variações regionais do pão pita, com nomes e ingredientes diferentes. Por exemplo, na Turquia, ele é chamado de “pide” e pode levar iogurte, manteiga e sementes de gergelim na massa. Na Índia, ele é conhecido como “naan” e pode ser aromatizado com alho, ervas e queijo.