Conte como surgiu essa receita
As almôndegas são bolinhas de carne moída que podem ser cozidas, fritas ou assadas, e servidas com molho de tomate, macarrão, arroz ou salada. Mas você sabe de onde elas vieram?
A origem das almôndegas é incerta, mas há registros de que elas já existiam na antiga Pérsia, no século XII, onde eram chamadas de “koofthe”, que significa “carne moída”. Os persas preparavam uma mistura de carne de carneiro moída com temperos e ervas, e moldavam em forma de ovos ou bolas.
Com as invasões árabes na Ásia e na Europa, a receita foi se espalhando e se adaptando aos costumes e ingredientes de cada região. Na Índia, por exemplo, as almôndegas são chamadas de “kofta” e levam especiarias como gengibre, cominho e canela. Na Turquia, elas são conhecidas como “köfte” e podem ser feitas com carne de vaca, cordeiro ou frango. Na Itália, elas são chamadas de “polpetta” e são servidas com molho de tomate e queijo ralado.
No Brasil, as almôndegas foram introduzidas pelos portugueses, mas se popularizaram com a imigração italiana. Aqui, elas são feitas com carne bovina ou suína, e podem levar farinha de rosca, ovo, cebola, alho e cheiro-verde na massa. Elas são um prato típico da culinária brasileira, e podem ser encontradas em restaurantes, lanchonetes e até em versões congeladas nos supermercados.
Traga como Almôndega de carne moída
Para fazer almôndega de carne moída, você vai precisar dos seguintes ingredientes: